Vereador Pastor Diego integra comitiva de combate à violência escolar

por Lucivânia Pereira, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Vereador Pastor Diego integra comitiva de combate à violência escolar

Foto: Gilton Rosas

A segurança dos nossos alunos e professores é prioridade. Diante da onda de violência e atentados contra as escolas do país, o vereador Pastor Diego (PP) tem se mobilizado a fim de promover ações efetivas para preservar a vida dos estudantes e colaboradores. Nesta sexta-feira, 14, o parlamentar saiu em comitiva e visitou a Escola Municipal Presidente Vargas, situada no bairro Siqueira Campos, na intenção de verificar a segurança no ambiente escolar.

Esse é o marco de uma série de visitas que ele - e outros vereadores da Câmara - pretende fazer nas unidades de ensino da rede pública de Aracaju. “O trabalho não pára, estaremos atuantes e vigilantes. Vamos apresentar as demandas para o prefeito Edvaldo para que seja resolvido e mantida a segurança escolar em cada escola municipal de nossa cidade. Nossa intenção é apurar e entender como podemos criar medidas, políticas públicas eficazes para conter a violência nas escolas e preservar a vida de nossos filhos e colaboradores”, ressaltou o vereador Pastor Diego.  

Na ocasião, os parlamentares circularam pelas instalações e colheram relatos de profissionais e todo corpo administrativo da unidade escolar.  Além de Diego, os vereadores Nitinho (PSD), Pr. Eduardo (Republicanos) e Ricardo Marques (Cidadania) estiveram presentes na ação.

Pacote de medidas e CPI

Preocupado com o histórico de atentados e ataques contra alunos e professores, o vereador Pastor Diego, desde os primeiros anos de mandato ele vem protocolando Projetos de Lei (PL) que visam proteger as instituições de ensino da Rede Municipal de Educação.

Entre as proposituras apresentadas, estão o PL 261/2022 que prevê a instalação de câmeras de monitoramento de segurança e botão de pânico em todas as escolas públicas municipais e arredores. Já o PL 262/2022 dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação no acesso às escolas e o mais recente, PL 3/2023 que determina a presença de vigilantes patrimoniais nas dependências escolares e adjacências.

As matérias ainda não entraram na pauta de votação e prometem render debates profundos na Câmara Municipal de Aracaju. Nesse sentido, o parlamentar também se posicionou e vem conversando com os demais pares da Casa Legislativa, para instaurar um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de combate à violência escolar.