Vereador Pastor Diego enaltece ações de assistência e inclusão promovidas pelo Estado
Saúde emocional tem que ser levada a sério, é o que defende o vereador Pastor Diego (PP). Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira (9), o parlamentar enalteceu o “Projeto Acolher”, de iniciativa do Governo Estadual, que tem o objetivo de aprimorar e fortalecer o acolhimento, a assistência, as ações voltadas para a saúde mental e a segurança dos alunos e professores da Rede Estadual de Ensino.
Na ótica dele, o referido programa representa um avanço nas políticas públicas de assistência psicossocial e favorece o cotidiano escolar. “Tivemos tragédias e casos fatais em outros estados. Sergipe sai na dianteira quando aprova um projeto como este na Assembleia e o governador, não só sanciona, mas põe em prática uma lei que traz benefícios tanto aos estudantes quanto aos colaboradores da Educação”, disse.
O Projeto Acolher vem com a proposta de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes. Além de fomentar, junto à escola, a construção de valores e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar, o rendimento escolar e a integração com a sociedade. E ainda, desenvolve iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais de educação.
Diante da possibilidade de transformação no cenário escolar, o vereador Diego defende que a Prefeitura de Aracaju aproveite o modelo do programa estadual para criar uma iniciativa semelhante no âmbito municipal. “Nós precisamos de psicólogos e assistentes sociais trabalhando no cuidado com a saúde emocional de todos que compõem o ambiente escolar. Não tem bicho de sete cabeças, é apenas aplicação daquilo que já está em vigor a nível estadual”, ressaltou.
Pessoa Autista
Outra iniciativa do governo estadual que o pastor considera viável de aplicar na capital sergipana, é a lei que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Essa medida é resultado do Projeto de Lei das deputadas Carminha e Dra Lidiane Lucena, parlamentares que lutam diariamente sobre a temática.
“Nosso governador fez questão de sancionar e se comprometer com a promoção da saúde e mostra o comprometimento com essa pauta, o trabalho a inclusão da pessoa autista. Fica aqui a solicitação, que a gente possa ter esse encaminhamento aqui em Aracaju. Que esse cuidado com a pessoa autista, seja também uma prioridade do governo municipal”, enfatizou Diego.