Vereador Pastor Diego destaca a importância do voto nas eleições para Conselheiro Tutelar
No próximo domingo será realizada a eleição para os novos conselheiros tutelares. O vereador Pastor Diego, conhecido por seu comprometimento com questões sociais e comunitárias, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), 28, e fez um apelo à população para que exerça sua cidadania e participe das eleições do Conselho Tutelar. Este pleito é a oportunidade de a comunidade escolher representantes que demonstrem compromisso, sensibilidade e ética na proteção dos direitos das crianças e do adolescente.
O parlamentar enfatiza que esses conselheiros são os agentes que podem intervir e atuar em situações de risco para vítimas de abuso ou negligência. “Essa eleição não é muito divulgada e, por não ser uma eleição obrigatória, as pessoas não saem de casa para votar. Precisamos nos conscientizar e rever nosso olhar. Eles são a primeira linha de defesa e é nossa responsabilidade escolher os mais capacitados para esse papel. Ao votar, estamos moldando o futuro de nossas crianças, proporcionando um ambiente mais seguro e saudável para elas crescerem", ressaltou.
O órgão desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em nossa comunidade. Diante da função que o órgão e seus representantes desempenham, o vereador Pastor Diego enfatiza que a participação popular nas eleições do Conselho Tutelar é uma forma importante de exercer a cidadania e influenciar diretamente o bem-estar da comunidade. Ele concluiu seu apelo encorajando todos os eleitores a comparecerem às urnas e escolherem conselheiros comprometidos com a causa da infância e da adolescência.
“Muitas vezes vemos, nessa função tão estratégica, uma politicagem grande onde as pessoas apenas têm interesse eleitoral. Sem o compromisso, o comprometimento com a causa da criança e do adolescente. Faço uma observação ao povo de Aracaju para olhar e votar no candidato que defende aquilo que você entende como o melhor para a criança e o adolescente. Escolha aquele que conhece o perfil, o trabalho e verdadeiramente possa colaborar com sua comunidade”, pontuou.
E ainda enfatiza o posicionamento pessoal dele. “Como cristão penso que o ideal é votar em um candidato cristão, tendo como base os princípios e as pautas que defendo aqui nesta Casa. Portanto, deixo aqui meu chamamento e convido a população a sair de casa neste domingo para votar e exercer a sua cidadania”, finalizou.
As eleições para o Conselho Tutelar acontecerão no dia 1º de outubro, esta é a oportunidade de fazer a diferença na comunidade ao eleger aqueles que zelam pelos direitos e pelo futuro de nossas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Qualquer pessoa pode votar, basta apresentar o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto.
Setembro Amarelo
Ao longo de mês de setembro, o vereador Pastor Diego desempenhou uma série de ações e discursos para promover a conscientização e prevenção ao suicídio. Ele aderiu à campanha nacional ‘Setembro Amarelo’, que versa sobre essa pauta da saúde mental, e convoca a população para prestigiar uma ação que o mandato dele estará promovendo na tarde desta quarta-feira. “Será na avenida Hermes Fontes, no semáforo da Sinhazinha, a partir das 16h. Com um trabalho de conscientização e prevenção no combate ao suicídio. É importante ressaltar que aqui nesta Casa a gente já aprovou projetos de suma importância para a saúde emocional, nós cobramos a sua efetiva aplicação”, pontuou.
Em contribuição, o vereador Diego já aprovou três projetos que previnem o suicídio e priorizam o acompanhamento psicossocial. O primeiro trata sobre o desenvolvimento da saúde mental de alunos e discentes das escolas municipais. O segundo, determina a instalação de equipamentos de proteção nas laterais das pontes, passarelas e viadutos para evitar danos contra a vida. O terceiro, dispõe sobre o acompanhamento psicológico a famílias que tiveram vítimas da covid-19 e pessoas com problemas emocionais decorrentes da pandemia.
“No último relatório quadrimestral apontou que há uma fila com mais de 7 mil pacientes no aguardo por atendimento, não podemos cruzar os braços. Saúde emocional é questão de emergência. Há diversas pessoas que, por conta de problemas emocionais na alma, o corpo físico começa a adoecer. A saúde emocional tem que ser tratada com a atenção, o cuidado e a seriedade que merece”, finalizou.