Vereador Pastor Diego cobra ações de assistência psicossocial e proteção nas escolas

por Lucivânia Pereira - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
Vereador Pastor Diego cobra ações de assistência psicossocial e proteção nas escolas

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Diego (PP) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 28, para cobrar ações efetivas para a prevenção e zelo com a saúde emocional nas escolas da rede pública de ensino na capital sergipana. O parlamentar destaca que há instrumentos de ação já validados que preveem o atendimento psicossocial, porém, o cidadão ainda encontra dificuldades no acesso e acolhimento. 

Rememorando a tragédia que aconteceu no ambiente escolar, na cidade de São Paulo, o Pastor Diego endossa a importância de promover a educação emocional na infância e adolescência. Segundo relatos e informações repercutidas nacionalmente, um aluno do oitavo ano atacou educadores e estudantes dentro da sala de aula na Escola Estadual Thomazia Montoro. “Infelizmente, no dia de ontem, mais uma fatalidade aconteceu. Quatro professoras e um aluno foram esfaqueados, uma delas morreu. Uma professora, uma senhora de 71 anos, no exercício de seu trabalho, teve sua vida ceifada”, relata. 

O vereador ainda ressalta que a situação pode ter se agravado porque o jovem sofria bullying entre os colegas. “A professora Rita de Cássia, que também foi ferida, diz que o aluno autor das agressões é vítima de bullying. Por diversas vezes, elas tiveram que repreender os colegas porque o tratavam com piadas e brincadeiras sem imaginar o quanto aquilo estava mexendo no seu emocional. O fato é que ele é autor de um homicídio. Lamentável e muito entristece a Educação do nosso Brasil”, disse. 

Diante do exposto, o parlamentar voltou a cobrar que o Poder Executivo aplique o Programa de Saúde Emocional nas escolas públicas. A medida é de autoria do vereador Pastor Diego e está estabelecida por meio da Lei nº 5.467, sancionada em 05 de maio de 2022. Ele ressalta que também há outras  medidas validadas no âmbito municipal, porém, “não se vê uma ação efetiva para o cuidado permanente de desenvolvimento da saúde mental e habilidades socioemocionais em escolas”. 

“A verdade é que hoje, na cidade de Aracaju, se você precisar de psicólogo ou psiquiatra, terá dificuldades. Entrará em uma grande fila para ter esse cuidado na rede municipal de saúde, imagine dentro do ambiente escolar. Portanto, nos vemos dentro de uma nova realidade. A sociedade está doente emocionalmente, que Deus nos livre de fatos como esse. Nós não precisamos aguardar que tragédias aconteçam, podemos prevenir”, endossou.

Outra medida pontuada pelo Pastor Diego que pode ser aplicada como medida preventiva contra agressões e crimes em escolas é o Projeto de Lei nº 3/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de vigilantes patrimoniais e câmeras de monitoramento nas unidades de ensino da rede pública. “Tudo isso buscando uma segurança dentro do ambiente escolar. O que nós precisamos, com urgência, é de ações efetivas para preservar e resguardar”, esclarece.

Em suma, Pastor Diego acrescenta que “mesmo se a gente aplicar todos os mecanismos de prevenção, nada disso impede um aluno de cometer atos contra a vida. Nada o impede se ele não tiver acompanhado da maneira adequada. O que nós precisamos é de ações, de uma ampliação na rede municipal de saúde para o cuidado com a saúde emocional. Vamos fazer concurso, vamos contratar, nós precisamos de mais psicólogos, mais psiquiatras”.