Vereador Pastor Diego alerta sobre o aumento de incidência do Autismo

por Lucivânia Pereira - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
Vereador Pastor Diego alerta sobre o aumento de incidência do Autismo

Foto: Gilton Rosas

Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 15, o vereador Pastor Diego (PP) destacou a importância de o poder público estar atento e avançar na criação de políticas voltadas às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nós precisamos estar preparados para essa demanda em nossa sociedade. Ter a sensibilidade de compreender que esse público carece de atenção multidisciplinar”, considera.

Pelos dados Center of Diseases Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. “Entretanto, com o aperfeiçoamento de técnicas de diagnóstico e de notificação, os números tendem a crescer. Portanto, é necessário saber se nossas escolas públicas estão preparadas para receber as crianças autistas. Acompanhar o que é feito na rede municipal de saúde e como as famílias atípicas vêm sendo assistidas”, pontua.

O parlamentar ainda ressalta que essa atenção é fundamental, sobretudo para as famílias mais humildes, que contam diretamente com o suporte do poder público. “Os desafios são diários, sendo que há uma grande dificuldade de se conseguir um neuropediatra na cidade de Aracaju. Nós, como agentes políticos, precisamos saber como está acontecendo a identificação, o acompanhamento e o relatório médico dessas crianças, para que possam receber os benefícios”, salienta. 

Projeto de Lei

Nesse sentido, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 7/2022 que institui no município de Aracaju a obrigatoriedade às empresas públicas, privadas e concessionárias de serviços públicos disporem de vagas de estacionamento para a pessoa autista. A propositura foi aprovada em 1ª votação e encontra-se em tramitação na Casa Legislativa para passar pelas demais votações, chegar à Redação Final e ser sancionada pelo prefeito.