Vereador Pastor Diego alerta para urgência em discutir proteção individual
Nesta terça-feira, 28, o vereador Pastor Diego (PP) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar a necessidade urgente de discutir formas de proteção individual, ressaltando um recente episódio trágico em Mato Grosso, onde um homem tirou a vida de uma mãe e três filhas. Na percepção do parlamentar, a legislação precisa ser mais eficaz e as medidas de combate ao crime e à violência merecem ser revisadas.
Homem que confessou assassinato respondia por estupro e latrocínio. Delegado diz que se trata de um predador sexual em série, e que guardou roupas íntimas das vítimas como souvenir. O pai das meninas e esposo da vítima, trabalha como caminhoneiro e estava em Cascavel (PR) quando o crime ocorreu. “Fiquei angustiado, foi um acontecimento que mexeu comigo. Esse é o tempo que nós vivemos. Nosso país precisa revisar e fortalecer leis relacionadas à segurança, assegurando penas adequadas e medidas que desestimulem a prática de crimes”, afirmou.
“Fico profundamente entristecido ao ouvir sobre o crime chocante em Sorriso, Mato Grosso. Que o Espírito Santo possa consolar todos os familiares! Precisamos discutir urgentemente as formas de proteção individual em nosso país, em especial sobre segurança da mulher. Que haja justiça e que Deus nos ajude nesse tempo em que vivemos”, declarou.
Indicação ao STF
Durante o pronunciamento, o vereador expressou sua preocupação com a conduta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao escolher o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, como seu segundo homem de confiança no Supremo Tribunal Federal (STF), sucedendo a indicação de seu ex-advogado Cristiano Zanin em junho.
Pastor Diego levantou questionamentos sobre a decisão do presidente Lula, sugerindo que esta não se baseia apenas na confiança no ministro Flávio Dino, mas possivelmente busca contemplar aos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. “A regra básica da nossa magistratura é a imparcialidade. O que falar do ativismo judicial, a nossa Corte teria agido propositalmente por interesse dessa movimentação do cenário político em nosso país?”, refletiu.
Saúde Pública
Os desafios na busca por leitos e vagas na rede pública de saúde, também foram alertados pelo vereador Pastor Diego. Ele rememora o caso da senhora Maria Euzice dos Santos que, desde o dia 14 de novembro, está internada no Hospital Fernando Franco e lutava para conseguir uma vaga de UTI. “Após duas semanas, somente no dia de ontem, essa senhora conseguiu ser transferida para um leito de UTI. Essa é a realidade da Saúde que o povo humilde enfrenta ao buscar cuidado e atendimento”, enfatizou.
O vereador expressou claramente sua indignação com essas situações, destacando a importância de um debate político aberto e transparente sobre segurança, as nomeações no cenário jurídico nacional e busca constante pela qualidade do serviço ofertado ao cidadão na rede pública de saúde.