Vereador Pastor Diego: “A vida importa, ela tem que estar em primeiro lugar”
O vereador Pastor Diego (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 22, para solicitar ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) que seja aplicado o Programa de Saúde Emocional nas escolas públicas e, também, cumpra a Lei na qual dispõe sobre a instalação de tela de proteção em pontes, viadutos e passarelas na cidade. Ambas as solicitações foram baseadas em proposituras de autoria do parlamentar que obteve êxito na aprovação dos Projetos de Lei já sancionados pelo gestor público e transformados em Leis Municipais.
Fazendo alusão a mais um episódio de surto de histeria coletivo em escola pública, a exemplo do caso registrado no colégio Liceu em Maceió, o vereador aponta a necessidade de aplicar a Lei Municipal nº 5.467, sancionada em 05 de maio de 2022. Que dispõe sobre a criação de Programa Permanente de Desenvolvimento da Saúde Mental e Habilidades Socioemocionais em escolas da rede pública de ensino.
“20 alunos sofreram surto coletivo em plena sala de aula, surto de ansiedade. O Samu foi chamado e identificado para socorrer aquela turma. Temos um projeto de nossa autoria que já foi aprovado e precisa urgentemente ser aplicado. Precisamos de um cuidado, a atenção de cuidar do emocional para que a gente não sofra casos como esse na cidade de Aracaju”, destacou Pastor Diego.
Em consonância, outro caso de preservação da vida também foi citado pelo vereador para endossar o cumprimento da Lei que determina a instalação de equipamentos de proteção nas pontes, viadutos e passarelas situadas na cidade de Aracaju. “Recentemente, o Batalhão de Choque conseguiu resgatar um homem que tentou cometer suicídio na ponte Aracaju-Barra. Uma adolescente de 15 anos chegou a pular da ponte e, graças a Deus, ela foi resgatada com vida na altura da ponte do Imperador por pescadores”, pontua.
“Trago essa informação porque aprovamos uma propositura nessa Casa, de forma unânime, para que a gente possa ter tela de proteção nesses espaços como uma forma de preservar a vida. Nós estamos falando de um custo mínimo para o Poder Executivo e que minimiza casos como esses. Deixo aqui a minha solicitação ao gestor e órgãos competentes para que possam cumprir a Lei e instalar o equipamento de proteção na cidade de Aracaju porque a vida importa e ela tem que estar em primeiro lugar”, endossou.
Aniversário de Aracaju
Na ocasião, o vereador Pastor Diego também agradeceu ao prefeito Edvaldo Nogueira pelo apoio e sensibilidade ao viabilizar a programação evangélica em comemoração aos 168 anos da capital sergipana. “A festa evangélica foi sucesso de público, lotou a praça dos mercados centrais com mais de 40 mil pessoas reunidas, adorando ao Senhor. Foi um grande culto ao ar livre. Agradeço ao nosso gestor por entender a importância desse momento, de separar um dia do aniversário da cidade para as festividades cristãs, especialmente voltado ao segmento evangélico”, ressaltou.