Vereador Isac vota a favor da gestão democrática na rede pública municipal

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/06/2018 16h00, última modificação 06/06/2018 16h07
Vereador Isac vota a favor da gestão democrática na rede pública municipal

Foto: Gilton Rosas

No ano de 2013, o então prefeito João Alves Filho, juntamente com os vereadores da capital sergipana, desconstruiu o processo de gestão democrática nas escolas municipais. Passados 5 anos a gestão democrática volta a fazer parte das escolas municipais, após os vereadores votarem favoráveis ao projeto do então prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. 

De acordo com o projeto, a gestão democrática seguirá os seguintes princípios: autonomia na gestão administrativa, financeira e pedagógica das unidades de ensino, respeitada a política educacional estabelecida pela administração municipal e as orientações da Secretaria da Educação; participação da comunidade escolar nas definições pedagógicas, administrativas e financeiras, além da participação na eleição da equipe diretiva; valorização dos profissionais da Educação; transparência; responsabilidade financeira, além de eficiência e eficácia da gestão escolar com foco na aprendizagem do aluno e o comprometimento com resultados. 

Para o vereador Isac (PCdoB) é importante a participação de todos no sistema educacional do município. “É na escola onde se aprende todas as questões da democracia. Então a gestão democrática é sobretudo além de pedagógica, para que estudantes e professores possam construir uma gestão escolar, que eles sejam coparticipantes, corresponsáveis com o andamento e funcionamento da escola pública do município. A gestão democrática é de extrema importância”, falou o vereador. 

O parlamentar ainda parabenizou o executivo pelo projeto. “Parabéns ao executivo que, não obstante de toda a problemática, reconheceu a necessidade e cumpriu com a promessa de campanha de restaurar a gestão democrática nas escolas. Viva a luta, viva a classe trabalhadora, e viva os professores que se empenharam tanto nessa bandeira da gestão democrática. Viva dias melhores que estão por vir”, afirmou Isac. 

O PL já foi votado e aprovado em terceira discussão. Ainda falta ser aprovado em redação final, para que o prefeito possa sancionar e virar lei.