Vereador Isac representa a CMA em evento da Guarda Municipal
O Vereador Isac (PCdoB) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em evento da Guarda Municipal que discutiu violência e evasão escolar.
Diariamente servidores da Guarda Municipal fazem rondas nas 74 escolas municipais de Aracaju, nos horários de entrada e saída dos alunos. Neste segundo semestre, em comparação aos primeiros seis meses deste ano, houve uma redução no número dos casos de violência registrados nas escolas, e no entorno. Para debater assuntos de segurança pública e a evasão escolar, foi realizada na tarde desta sexta-feira, 27, no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, palestras com especialistas no assunto.
O vereador Isac Silveira participou do evento e parabenizou o encontro promovido pela Guarda Municipal. “Há um aumento substancial da criminalidade, e todos nós, todos os setores da sociedade precisam discutir esse tema. A Guarda trouxe o Professor Marcos Rolim, um especialista, um profundo conhecedor da segurança pública do Brasil. Eu acho que é isso, é discutir o assunto, e construir novos planos de ações e enfrentar esse mal que tenta submergir nossa sociedade. Não é possível, que em pleno século 21 tenhamos as vidas sendo ceifadas por objetos de tão pequeno valor, portanto temos que discutir segurança pública, a segurança da vida, nossa e do nosso semelhante”, disse Isac.
O diretor geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça, falou sobre o objetivo da palestra, que foi o encerramento das atividades que comemoraram o Dia Nacional das Guardas Municipais. “Essa palestra tem intuito de orientar e nos dar conhecimento de algumas ações referentes a criminalidade, e também a evasão escolar que impacta diretamente na criminalidade. Nossa intenção é mostrar para os guardas, que a prevenção é muito importante, e que a Guarda Municipal tem na sua essência a prevenção”, explicou Mendonça.
O estudioso do assunto, o palestrante Marcos Rolim explicou a todos que o problema da violência e evasão escolar acontece nacionalmente, em todos os municípios brasileiros. A diferença é que cada cidade enfrenta um problema específico, e para cada tipo de problema há uma política pública diferenciada. “O Brasil vem insistindo numa ideia muito simplificadora, de que basta prender as pessoas. Mas o que nós fazemos com essa receita é agravar os problemas. Hoje, nossos presídios estão superlotados, muitas facções criminais se formam dentro desses presídios, e muitas vezes as pessoas quando saem estão habilitadas a praticar crimes mais sérios pelas quais foram condenadas”, falou Rolim.
“Quero contribuir ao máximo com Aracaju, porque acho que aqui há condições políticas ideais para se fazer um excelente trabalho, como já vem sendo feito”, afirmou Marcos para todos os presentes no evento. De acordo com dados da Guarda Municipal, as escolas Laonte Gama e Orlando Dantas, localizadas nos Bairros Santa Maria e Olaria, são as que registram os maiores números de casos de violência em Aracaju.