Vereador Isac luta por uma saúde de qualidade na capital sergipana
Chamado de “Rebelde”, Isac Silveira (PCdoB) sempre foi firme em suas decisões e convicções desde que assumiu o mandato como vereador de Aracaju. Na Tribuna, fala o que pensa. E mesmo não seguindo muitas vezes a linha dos aliados, defende a classe trabalhadora, luta pela educação e, nos últimos meses, também tem trabalhado arduamente por uma melhor saúde no município, com duras críticas à administração municipal e também estadual.
Isac foi quem protocolou há um ano a CPI da Saúde, a qual é o relator. Desde então o vereador tem realizado visitas nos hospitais de Aracaju. Nesta semana, Isac visitou os secretários da saúde do estado e do município e cobrou melhores condições para os pacientes. “Passei por uma situação complicada e desconfortável ao chegar no Huse com um parente na semana passada. Agora imagina aquele que não tem qualquer tipo de 'prestígio'. Lamentável a falta de preparo de algumas pessoas que lidam com aqueles mais necessitados”, desabafou o vereador.
Tendo a situação como exemplo, imediatamente Isac chamou o secretário de estado, Dr. Valberto Oliveira, para uma conversa. Dias depois foi novamente ao Hospital de Urgência de Sergipe e o acolhimento foi diferente. “Nesta outra visita fui recebido pelo diretor administrativo Daniel Geraldo, que foi muito cordial comigo, e até me levou para conhecer algumas alas, em especial a UTI já reestruturada e o centro de oncologia, o que mostra sinais de melhoria nas condições estruturais. Durante a conversa com Daniel, ficou claro que a parte mais preocupante é a ala azul, a do pronto socorro, onde as unidades básicas de saúde dos municípios não conseguem comportar os casos e enviam para o Huse, causando superlotação”, esclarece Isac.
O vereador também esteve reunido, mais uma vez, com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. Na ocasião tratou de questões encontradas nas unidades básicas de saúde, como filas para realizar exames e a contratação de novos médicos no regime de pessoa jurídica, já aprovada pelo Conselho de Medicina e pela Procuradoria do Município. “Eu defendi que era preciso conversar com o sindicato e com toda categoria. Mas ela disse que a proposta já estava aprovada, que a ação irá dar mais fluidez aos atendimentos com especialistas e que o edital pode sair ainda nesta quinta-feira”, revela o parlamentar.
Todas essas ações mostram que Isac tem lutado para que a saúde em Aracaju seja digna, e que as pessoas saiam de suas casas para serem bem atendidas. “Vemos atitudes absurdas, principalmente com os mais carentes. Moradores de invasões, como na Cidade Nova e no Santa Maria, por exemplo, muitas vezes ficam sem atendimento por não possuírem um comprovante de endereço, e são idosos, crianças. Por isso eu digo: chega de uma saúde agonizante”, diz o vereador Isac Silveira.