Vereador Isac cobra do Governo do Estado mais UTIs Móveis para transporte de pacientes com Covid-19

por Daniela Cabral — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 14h59
Vereador Isac cobra do Governo do Estado mais UTIs Móveis para transporte de pacientes com Covid-19

Por Assessoria do Parlamentar

Durante a 6ª Sessão Ordinária on-line da Câmara municipal de Aracaju (CMA), desta terça-feira, 16, o vereador Isac Silveira (PDT), falou sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe (SAMU/SE), em relação à segunda onda da Covid-19, onde o vírus tem se mostrado mais avassalador.

O parlamentar explicou que nas bases do SAMU em Aracaju só tem três ambulâncias que são as Unidades de Saúde Avançadas, chamadas de UTIs móveis disponíveis para a população, e estas, não estão dando para suprir toda demanda diante do agravamento dos casos do Coronavírus, pois só uma delas é que está fazendo esse serviço de remoção de pacientes com Covid-19 para os hospitais.

Isac ainda refletiu que a questão não é falar de nomes que estão gerenciando o SAMU (pois ele reconhece o profissionalismo de cada um), mas sobre a carência substancial de ambulâncias que façam esse serviço (transportar os pacientes com covid-19 para os hospitais), pois segundo ele, pessoas têm vindo a óbito por causa do atraso nas solicitações.

"Em dois casos acompanhei de perto essa aflição. Um veio a óbito porque esperou por mais de 72h para ser transferido e não resistiu. O outro, só foi transportado após 8h de espera, e já havia um leito de UTI à espera dele, mas não havia essa ambulância de UTI móvel disponível" desabafou.

Ele ainda ressaltou que já está protocolando um Requerimento nesse sentido, e que vai colocar essa pauta na reunião da Comissão de Saúde, para que a iniciativa seja concretizada.

"Reitero a fala de hoje, para que se proceda por parte do estado, a contratação de mais Serviço Móvel de Urgência, ou de locação de ambulâncias para atender esse público que está à beira da morte, e que depende dessa estrutura para se manter vivo. Só o nosso bem querer não adianta, tem que haver boa gestão no serviço de urgência, que nesse caso é o SAMU", finalizou.