Isac agradece ajuda de políticos após aprovação de novo financiamento do BID para Aracaju
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou por unanimidade, nessa semana, a contratação, por parte da Prefeitura de Aracaju, da operação de crédito de 75 milhões de dólares - cerca de R$ 300 milhões - junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos se destinam ao “Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju - Construindo para o Futuro”.
O relator do projeto na CAE, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PB) apresentou relatório favorável à aprovação. Os senadores Alessandro Vieira e Rogério Carvalho, de Sergipe, titulares da comissão, votaram favoráveis à propositura, assim como outros parlamentares membros do colegiado. O vereador Isac Silveira (PCdoB) utilizou a Tribuna da Casa legislativa para falar do assunto. “Temos que reconhecer que houve a mão de várias pessoas para que isso tudo pudesse acontecer. Parabéns aos senadores, em especial aos sergipanos Alessandro Vieira e Rogério Carvalho”. O vereador também se lembrou do ex-deputado André Moura. “Foi ele que, a princípio, segurou a mão de Edvaldo Nogueira para abrir os caminhos no Ministério das Cidades, e nós temos que reconhecer isso e sermos gratos”, frisou Isac.
O financiamento de R$ 300 milhões prevê uma série de obras de infraestrutura em diversos bairros da cidade, sendo a principal delas a construção da avenida Perimetral Oeste, que desafogará o trânsito na avenida Euclides Figueiredo e melhorará o fluxo entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. O projeto inclui ainda a urbanização e melhoria das condições socioambientais e de infraestrutura na cidade, além de contemplar o processo de mobilidade urbana. Também estão previstas a construção de 420 unidades habitacionais, escolas, equipamentos de saúde, praças e a revitalização completa do Parque Augusto Franco (Sementeira). A perspectiva é beneficiar 300 mil aracajuanos diretamente e mais 384 mil pessoas indiretamente.