Vereador Isac acompanha de perto a situação dos feirantes da praça João XXIII

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/11/2017 05h05, última modificação 20/11/2017 17h30
Vereador Isac acompanha de perto a situação dos feirantes da praça João XXIII

Assessoria do parlamentar

Após várias reuniões entre o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto, o vereador Isac Silveira (PCdoB), e os feirantes da Praça João XXIII, localizada em frente ao terminal Luiz Garcia, no centro de Aracaju, foi firmado um acordo para que esses trabalhadores fossem realocados para outras feiras da capital.

A Emsurb realizou um cadastramento e um levantamento de todos os trabalhadores existentes na feira que se formou no centro, e está vendo a possibilidade da saída delas. “Alguns irão para o Mercado Albano Franco, outros para feiras de bairros escolhidas por eles mesmos, com exceção da feira do Conjunto Augusto Franco que já está lotada. O mais importante é que os feirantes entenderam que aquele local, no centro, se tornou perigoso. Assim como há um comércio legal, há também o mercado ilícito”, explicou Isac.

A insegurança se tornou um problema, tanto para os feirantes como para as pessoas que passam, diariamente, pelo local.  De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, recentemente, três homicídios ocorreram no meio da feira, causando pânico aos transeuntes e feirantes. Segundo a Emsurb, o espaço foi ocupado de forma desorganizada, e agora conta com 142 bancas e 119 feirantes, sendo 74 deles da capital, e 45 do interior sergipano. Após a retirada dos feirantes o espaço será revitalizado par melhorar alguns pontos, como a mobilidade urbana, por exemplo. “Eu espero que o centro seja revitalizado. Essa é, inclusive, uma promessa do Governo do Estado que eu espero que seja cumprida”, disse o vereador.

“O vereador Isac atendeu a gente muito bem. Desde a primeira vez que fomos atrás dele, ele ouviu nossas reclamações e foi com a gente até o secretário. Nós só queremos continuar trabalhando pra sustentar nossas famílias. Já tem muito desempregado, vai deixar mais cem pessoas sem levar dinheiro pra casa? A gente quer continuar comercializando nossos produtos, seja alí no centro, no mercado, ou qualquer outra feira de Aracaju”, desabafou Osmar Santos, feirante.