Vereador Iran Barbosa presta homenagem a Dom José Brandão de Castro

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/05/2018 10h15, última modificação 26/05/2018 02h13
Vereador Iran Barbosa presta homenagem a Dom José Brandão de Castro

Foto: Assessoria do parlamentar

Por requerimento do vereador Iran Barbosa (PT), a sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju de quinta-feira, 24, foi denominada “Dom José Brandão de Castro”, como forma de homenagem ao bispo, que, nesta data, completaria 99 anos.

Iran relembrou a história do mineiro Dom José Brandão em terras sergipanas, que foi escolhido pelo Papa João XXIII para ser o primeiro bispo da Diocese de Propriá, onde atuou ao lado de trabalhadores e lutou em prol dos menos favorecidos. “Na condição de pastor, apesar de ter tido uma atuação marcante no Baixo São Francisco, a sua atuação fez história em todo o nosso estado por conta do seu compromisso social. Devemos lembrar, inclusive, que o bispo esteve à frente da Diocese de Propriá em períodos duros da nossa história, mas fez uma luta incessante em defesa dos mais pobres”, afirmou Iran.

“Os movimentos sociais se fortaleceram como consequência de uma visão social profunda que tinha Dom José Brandão. Faço questão de registrar esta data em razão do papel social que teve esse pastor entre o povo sergipano”, ratificou.

Centenário

Durante a sua fala, Iran anunciou que as atividades de organização para a comemoração do Centenário de Dom José Brandão já foram iniciadas. “O lançamento do Centenário de Dom José Brandão integrou o calendário de festividades que ocorreu em Pacatuba no último sábado, 19, que contou com a presença de comunidades de toda a Região do Baixo São-Francisco”, informou.

Proposituras

Iran Barbosa aproveitou para anunciar que estará apresentando Requerimento com Votos de Congratulações pelos 50 anos de trabalhos missionários de Irmã Francisca em Sergipe; Requerimento com Votos de Congratulações pelos 25 anos de trabalhos missionários de Irmã Luzia; Requerimento com Votos de Congratulações pelos 50 anos de sacerdócio de Dom Mário e Moção de Aplausos pela presença Missionária da Congregação das Irmãs Namur em Sergipe.