Vereador Iran Barbosa apoia a greve do Magistério municipal

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/08/2017 11h35, última modificação 10/10/2017 15h59
Vereador Iran Barbosa apoia a greve do Magistério municipal

César de Oliveira

Os professores da rede pública municipal de ensino de Aracaju entram em greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira, 31. A decisão da categoria é consequência do anúncio do prefeito Edvaldo Nogueira, por meio da Comissão de Negociação da Prefeitura, de que, este ano, não haverá o reajuste do valor do Piso Salarial do Magistério municipal.

Diante da decisão de greve dos professores municipais, o vereador e professor Iran Barbosa (PT) manifestou irrestrito apoio à categoria. O parlamentar pontuou, inclusive, que o Magistério tem uma pauta de reivindicação que vai além da revisão do piso, que inclui, por exemplo, a restituição da Gestão Democrática da Educação; a melhoria na infraestrutura das escolas, oferecendo melhores condições de trabalho; e a celeridade na concessão de licenças legais para diversos fins. “O magistério tentou dialogar com o Poder Executivo, de diversas formas, antes de deflagrar a greve, fazendo, inclusive, paralisação de advertência. O reajuste do valor do piso anualmente, no mês de janeiro, é um direito dos professores previsto em Lei nacional, além de ser uma obrigação moral do prefeito, porque ele assumiu este compromisso com a categoria”, advertiu Iran.

O parlamentar defendeu que há condições econômicas e financeiras para o Munícipio conceder o reajuste, anunciando que vai apresentar os dados que comprovam isso. “Fiz um estudo, levantando os próprios dados da Administração Municipal, e vou mostrar que é possível conceder o reajuste sem comprometer as finanças do Município. Não vamos concordar com essa negação de direitos, quando os recursos financeiros estão disponíveis, em caixa, na Secretaria de Educação”, afirmou Iran Barbosa.