Vereador Dr. Gonzaga cobra estacionamentos para bicicletas

por fernanda.silva — publicado 30/08/2017 11h05, última modificação 30/08/2017 14h38
Vereador Dr. Gonzaga cobra estacionamentos para bicicletas

Gilton Rosas

A bicicleta é um meio de transporte econômico e ecológico que tem ganhado cada vez mais adeptos. Esta semana, o prefeito anunciou a destinação de uma área específica para uso dos praticantes de ciclismo como esporte, que se dará com o fechamento de parte de uma das vias da Av. Santos Dumont, na Orla, durante três dias por semana para a prática esportiva. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem o intuito de estimular o ciclismo e atrair competições para a cidade.

Atletas e entidades de defesa do ciclismo aprovaram a medida. Mas quem utiliza a bicicleta no cotidiano como meio de transporte alternativo para ir ao trabalho, à escola ou às compras, enfrenta muitas dificuldades, como ciclovias com problemas estruturais, má sinalização e desrespeito dos condutores de veículos. Outro problema para quem anda de bicicleta é a ausência de estacionamentos específicos para as bicicletas, onde possa deixar o veículo em segurança, apesar de existir uma lei em vigor desde 2009.

A Lei Municipal 3.685, de autoria do vereador Dr. Gonzaga, estabelece a obrigatoriedade de instalação de estacionamento de bicicletas, ou bicicletários, em estabelecimentos públicos e privados, como mercados, supermercados, shopping, instituições de ensino, órgãos públicos, entre outros.

Rosana Soares, 52, é servidora pública, pedala há mais de 20 anos e enfrenta essa dificuldade. “Há uma carência muito grande de estacionamentos para bicicletas na cidade e isso provoca muitos constrangimentos, tenho que amarrar a bicicleta em postes, árvores e portões” explica. Ela conta que já deixou de frequentar uma clínica por não ter onde deixar a bicicleta em segurança. “É uma questão de segurança, pois é o meu meio transporte e preciso guardar no local que eu frequento, é constrangedor ter que deixar a bike em poste como se fosse alguma coisa sem valor”, desabafa.

Em 2014, um projeto para implantação de bicicletários em vários pontos da cidade chegou a ser estudado pela SMTT e a Emurb, em conjunto com entidades de apoio aos ciclistas. O projeto fazia parte da interligação entre as ciclovias da capital. Apesar dos esforços dos envolvidos, pouco foi feito e o projeto não saiu do papel, deixando quem se locomove de bicicletas sem local para estacionar.

O autor da Lei, vereador Dr. Gonzaga (PMDB), lembra que o objetivo da propositura é incentivar ainda mais o uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo. “Infelizmente, oito depois de aprovação da lei poucas empresas e órgãos públicos instalaram os bicicletários, o que é uma pena, pois o número de ciclistas cresce a cada dia e eles também são consumidores e frequentadores destes locais”, lamenta o vereador que também cobra atenção e providências das autoridades e empresários para o assunto.