Vereador Camilo se engaja na luta pelos trabalhadores dos Correios em Sergipe

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 11h42, última modificação 15/07/2019 11h42
Vereador Camilo se engaja na luta pelos trabalhadores dos Correios em Sergipe

Foto: Marcela Prado/Assessoria do parlamentar

Os trabalhadores dos Correios em Sergipe e no Brasil inteiro estão lutando pela não privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), via sua conta pessoal no Twitter, no último dia 7 de junho. 

Na última quinta-feira, 11, o vereador Camilo (PT) apoiou a audiência pública, intitulada “Privatização dos Correios e suas consequências para o país”, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Sergipe (Sintect) em parceria com o mandato do vereador, que foi o responsável por protocolar o requerimento da Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A audiência aconteceu no Centro Cultural de Aracaju. 

Na ocasião, representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, debateram sobre a importância dos Correios enquanto empresa pública estratégica para o desenvolvimento, integração e soberania nacional. O vereador Camilo (PT) conduziu o debate e fez a abertura explicando que o Brasil está passando por um processo de desmonte nacional das empresas em um projeto de entreguismo soberania nacional e os Correios estão na mira dessas privatizações.

“A sociedade precisa estar a par dessa questão dos Correios e precisamos nos mobilizar em defesa da empresa e da soberania nacional, pois os correios têm o papel de destaque no desenvolvimento nacional, não tem como pensar educação básica sem a presença dos correios, por exemplos. E está mais do que provado que o objetivo do Governo Federal é o entreguismo, pois se trata de uma empresa superavitária, ou seja, ela se sustenta e ainda gera lucros para o governo”, avaliou o vereador.

Presidente do Sintect, Jean Marcel Guimarães, explicou que a audiência pública é um momento muito importante para o esclarecimento da população sobre os Correios. “Nós precisamos mostrar a importância desse debate para a população, muitas cidades onde não existem o INSS, Banco do Brasil ou Caixa Econômica, são beneficiadas pela presença dos Correios, somos nós que fazemos esses serviços e o nordeste e norte do Brasil serão as regiões mais prejudicadas”, analisou. 

O professor da Universidade de São Paulo, Rodrigo Venceslau, pesquisador da trajetória dos Correios no Brasil, expôs uma palestra intitulada “O papel estratégico dos Correios como empresa pública”. Ele demonstrou como resultado das suas pesquisas que o serviço postal é um serviço crescente no Brasil e que o Estado é muito beneficiado pelos serviços prestados pela empresa. 

Os Correios

Os Correios são uma empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Foi inaugurada em 1663 e é uma empresa pública superavitária, isso significa que ela não depende do Tesouro Nacional, ela se sustenta e ainda dá lucros ao Governo. Além disso os Correios tem cerca de 105 mil trabalhadores, que atendem toda a população brasileira, nos mais de 5.500 municípios. 

Os Correios prestam serviços que vão desde o envio e o recebimento de cartas e encomendas, à logística integrada, serviços financeiros e de conveniência. Servindo de balcão do cidadão. Os Correios ainda cumprem um papel social ao garantir à população o acesso à cidadania, por meio da obtenção de diversos serviços públicos em um único lugar.

Participações 

Vários segmentos da sociedade civil organizada participaram da audiência pública. Os deputados federais João Daniel (PT/SE) e Leonardo Monteiro (PT/MG); o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Sergipe (Sintect/SE), Jean Marcel; o dirigente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), Joel Arcanjo; o deputado estadual Iran Barbosa; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Rubens Marques; o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Igor Venceslau; o ex-governador Jackson Barreto, que foi servidor dos Correios; as vereadoras Leda, de Itabaianinha, presidenta da União dos Vereadores em Sergipe, e Cocotinha, vereadora no município de Malhada dos Bois.