Vereador Camilo alerta: “Deso é patrimônio do povo sergipano”

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/11/2019 14h37, última modificação 06/11/2019 14h37
Vereador Camilo alerta: “Deso é patrimônio do povo sergipano”

Foto: Assessoria de Imprensa

Na última sexta feira, 1º, o vereador Camilo Lula (PT) participou de uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisam) e com o deputado federal João Daniel (PT). O objetivo da reunião foi a defesa da renovação do contrato de concessão para uso dos recursos hídricos entre a Prefeitura de Aracaju e a Deso.

O vereador Camilo Lula classifica a luta pela água como fundamental e extremamente importante. “A cada dia morrem 4.500 crianças com menos de cinco anos de idade por falta de acesso a água potável e ao saneamento básico, esse é o um dos números que demonstram como é nociva a privação de um direito humano fundamental, o acesso a água e em todo o mundo a privatização desse recurso fundamental só tem aumentado essa falta de acesso e a distância entre as classes mais pobres e a água de qualidade e ao saneamento”, explica o vereador.

O presidente do Sindisam, Silvio Sá, agradeceu ao vereador por estar se somando a esta luta e explicou que é urgente que a PMA renove esse contrato, pois isso dá segurança jurídica em uma janela de 30 anos para que a água de Aracaju não seja privatizada o que vai resultar em aumento nas contas e em precarização dos serviços.

“O vereador Camilo sabe da importância de lutarmos pelas nossas águas e está se somando a nossa luta na esfera municipal, ele está sendo o nosso porta voz junto a Prefeitura Municipal de Aracaju, pois essa é a luta de todo o povo aracajuano”, destacou o presidente.

Questão da água

“O governo federal, através da sua política entreguista já está se articulando para que os recursos hídricos brasileiros sejam privatizados o que é mais que absurdo e nós temos que nos mobilizar para que isso não aconteça”, defende o Camilo.

No último dia 9 de outubro, foi apresentado o texto substitutivo ao Projeto de Lei 3.261/2019 e apensados que altera a Lei 11.445, de 2007, a Lei Nacional de Saneamento Básico, e mais quatro leis. A proposta fragiliza e desestrutura todo o setor de saneamento do país e escancara a fatia lucrativa do setor para a gestão da iniciativa privada, sem qualquer garantia de salvaguarda dos interesses da população nos municípios onde água e esgotamento sanitário não darão lucro. “Se trata de uma medida entreguista que só aumenta a desigualdade de acesso a água de qualidade e a distância entre as populações mais pobres e o acesso ao saneamento básico”, elucida o vereador.