Vereador Byron visita o Ciras e dialoga sobre os recursos destinados por meio das Emendas Impositivas.

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/04/2024 16h34, última modificação 04/11/2024 17h20
Vereador Byron visita o Ciras e dialoga sobre os recursos destinados por meio das Emendas Impositivas.

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A convite da diretoria do Centro de Integração Raio de Sol - Ciras, o vereador por Aracaju, Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) visitou a instituição para diálogo acerca das demandas da Organização.  

Na oportunidade, o vereador conversou sobre a necessidade do uso dos recursos destinados pelas Emendas Impositivas, via Câmara Municipal de Aracaju (CMA), dos quais ele designou verba para contribuir para a melhoria do serviço prestado. "Encerramos 2023 destinando recursos a instituições, como o Ciras, e precisamos entender o processo até aqui. Temos urgência e sabemos o quanto a emenda trará benefícios e oportunidades ao serviço de reabilitação e à assistência de pessoas com deficiência. Dentre as ações oportunizadas pelos recursos, está o Projeto INVESTBENS, que nasceu da necessidade de implementar o serviço de oficinas terapêuticas para atendimento especializado a jovens e adultos com deficiência, tendo por finalidade o estímulo ao desenvolvimento da capacidade funcional e desempenho humano, a partir de atividades recreativas como música, leitura, vídeo, reciclagem, esporte, higiene e cuidados pessoais, danças folclóricas, teatro, artesanato, atividades externas, dentre outras", explicou o vereador.  

As Oficinas Terapêuticas constituem uma ferramenta importante nos trabalhos desenvolvidos com pessoas com deficiência, favorecendo um leque de ações baseadas na ludicidade, trabalhando aspectos como: desenvolvimento das capacidades funcionais, independência, estabelecimento de relações sociais, comportamento cooperativo, participação comunitária e qualidade de vida em geral. 

Byron aproveitou a oportunidade para conhecer no local os pontos levados à Câmara no tocante à falta de estrutura ainda existente nas proximidades da instituição, no bairro Santa Maria. "O Ciras é uma instituição participativa desde o início do nosso mandato. Uso o plural porque sempre faço questão de ressaltar que o mandato é de todos que confiam em meu trabalho. Hoje, pude entender melhor as queixas levadas à Câmara de Vereadores, e desta forma buscar as melhorias de maneira mais objetiva e assertiva. Vi aqui que há melhorias na região, mas ainda faltam muitos aspectos essenciais para locomoção e acessibilidade. Estaremos provocando a gestão municipal para resolução desses problemas de forma emergencial", concluiu Byron.