Vereador Byron reforça urgência de ampliação das políticas públicas para a pessoa com deficiência

por Jacque Reis - assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Vereador Byron reforça urgência de ampliação das políticas públicas para a pessoa com deficiência

Foto: Gilton Andrade

Integrante da Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência , Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, o vereador Sargento Byron (Republicanos) enfatizou em seu discurso nesta quarta-feira, 12, n Câmara Municipal de Aracaju (CMA) sobre os dados divulgados pela imprensa no tocante ao número de pessoas com algum tipo de deficiência em nossa capital, como também em Sergipe.

"Fiquei muito surpreso com as informações que tomei conhecimento no dia de hoje. É alarmante sabermos que Sergipe tem 279 mil pessoas, com dois anos ou mais de idade, diagnosticado com algum tipo de deficiência, o que representa 12,1% da população, sendo considerado o maior percentual do nosso país, de acordo com o IBGE. Esses números exigem que políticas públicas sejam intensificadas e ampliadas neste tocante, é inaceitável a falta de protagonismo. Por isso, acredito que, enquanto representante do povo, é meu dever lutar por suas necessidades e, as necessidades da pessoa com deficiência, priorizar e viabilizar pautas que envolvam educação, saúde, lazer, empregabilidade, dentre outras", pontuou Sargento Byron.

O vereador reforçou que os números, mesmo sendo de cenário estadual, refletem também a urgência do planejamento dessas políticas públicas para Aracaju: "A falta de instrução e, consequentemente , de oportunidades no mercado de emprego são grandes dificuldades enfrentadas por esta parcela da população. Estes mesmos dados apontam que somente uma a cada quatro pessoas com deficiência tem uma ocupação laboral no estado. Precisamos transformar esta realidade, e o Poder Executivo tem todas ferramentas necessárias para desenvolver medidas que minimizem tal problemática , contanto com total contribuição do Legislativo", afirmou.

*Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)