Vereador Byron reforça compromisso do seu mandato com as políticas públicas de atenção à saúde mental

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/01/2021 12h35, última modificação 13/01/2021 12h35

Foto: Assessoria do parlamentar

Neste mês, em todo o território brasileiro, é dada uma atenção especial às questões relacionadas à saúde mental da humanidade. Com a campanha “Janeiro Branco”, são realizadas ações que visam discutir temas que englobam desde a prevenção até mesmo o processo de superação de doenças ou traumas mentais. Pensando nisso, o vereador de Aracaju, Sgt. Byron Estrelas do Mar (Republicanos), reforça a necessidade do fortalecimento das políticas públicas municipais que diagnosticam, acolhem e tratam as questões que afetam a saúde mental do aracajuano.

A Prefeitura de Aracaju oferta, na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da Secretaria da Saúde, três níveis de atendimento, que são categorizados conforme a urgência e a gravidade de cada caso. Os serviços ofertados na Reaps são divididos em Atenção Primária, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a urgência mental, fornecida através do Hospital São José.

“Aracaju já disponibiliza vários serviços voltados ao atendimento de pessoas que passam por alguma questão que pode afetar ou que já estão com a sua saúde mental afetada. Isso é muito bom. O meu mandato fará estudos para que, em parceria, possa contribuir com a melhora da oferta deste serviço que é extremamente necessário”, garante o vereador.

Segundo Byron, seu mandato terá o assunto como pauta constantemente. “Na próxima quinta-feira, terei uma reunião com a secretária Waneska Barboza. Vou aproveitar para conhecer melhor o serviço e colocar o meu mandato à disposição da Saúde Aracaju. Quanto mais nos somarmos às ações da saúde, teremos um serviço ainda melhor. Quero discutir com os técnicos e pacientes para que possamos traçar ainda mais projetos e ações que fortaleçam o serviço já ofertado”, pontuou.

Estrelas do Mar

O parlamentar aproveitou para lembrar que o projeto “Estrelas do Mar”, no qual é fundador, recebe pessoas com diversas deficiências, inclusive a mental. “O projeto visa incluir e proporcionar momentos de aprendizado, relaxamento, prática de esportes e estimular o protagonismo dos seus usuários. Temos pessoas com síndromes e transtornos mentais que chegaram em estado crítico e, hoje, apresentam um quadro evolutivo impressionante. Além deles, recebemos, também, voluntários que passaram por situações que afetaram o seu estado emocional e encontraram no Estrelas do Mar uma forma de superar tudo o que estavam vivendo. Sinto-me feliz em saber que o nosso projeto também tem essa missão social”, destaca Byron.

Janeiro Branco

A campanha, realizada durante todo o mês, tem como objetivo chamar a atenção da população global para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. As ações do Janeiro Branco ajudam a quebrar paradigmas, tornar a população ainda mais consciente, além de cobrar que as autoridades deem uma atenção especial a temática.