Vereador Byron prestigia 1º Seminário de Mobilidade Urbana e leva pauta à Câmara
por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 17h19
O vereador Sargento Byron (Republicanos), prestigiou nesta quarta-feira, 17, a abertura do 1º Seminário de Mobilidade Urbana, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.
De acordo com o parlamentar, um evento do nível do Seminário coloca Aracaju em destaque para todo o país. "Sem dúvidas, a mobilidade urbana é uma pauta necessária, diária e antiga , sendo destaque em diversas gestões . Hoje, podemos trocar informações sobre a melhoria desse cenário, de forma a abordar assuntos como os aspectos que compõem a tarifa estipulada, as relações entre os poderes público e privado, os impactos enfrentados no período de pandemia e pós-pandemia, além do bem-estar do colaborador ativo no transporte público, a sustentabilidade ambiental , inovações tecnológicas, licitações e a acessibilidade", citou Sargento Byron.
No tocante à mobilidade, o parlamentar levou para a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na quinta-feira, 18, dois casos que chegaram ao seu conhecimento. “A problemática da mobilidade urbana interfere diretamente na vida de todo e qualquer cidadão, prova disso são duas situações que chegaram ao meu gabinete e pude ter contato direto.; uma estudante do Campus Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe - UFS, que nos informou não haver meia passagem para esses estudantes se deslocarem diariamente para cursar sua graduação. Não sei se esta pauta já é de conhecimento do Governo, mas estamos aqui para abordá-la e buscar uma solução', pontuou.
Sobre a segunda situação, o vereador Byron abordou a acessibilidade: "a segunda situação que chegou para minha equipe e que pude conversar pessoalmente , é com uma estudante para concursos, cadeirante, que passou três horas para se deslocar até o centro da cidade para realizar a prova do Banco do Brasil, pois os elevadores dos ônibus não funcionaram, os motoristas se recusaram a facilitar a parada, além de nem poder recorrer ao transporte alternativo, pois esses, recusam o transporte de passageiro com uso de cadeira de rodas. É revoltante vermos esta realidade. Trago esta problemática , aproveitando o gancho da nossa cidade estar sendo palco de um evento tão grandioso sobre mobilidade urbana", enfatizou.
São dois dias do evento que é uma iniciativa da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe – Fetralse – em parceria com os sindicatos filiados, além da correalização da Confederação Nacional do Transporte – CNT –, Programa Ambiental Despoluir, Serviço Social do Transporte – Sest – e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte –Senat e o Mais Aracaju.
PRÊMIO SETRANSP
Paralelo ao Seminário, o primeiro dia de evento também contou com a realização da 11ª edição do Prêmio Setransp de Jornalismo. Premiação promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp -, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe – Sindijor/SE – e a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj.
Neste ano, a edição contou com a concorrência de 76 trabalhos da imprensa sergipana, com a temática: “as condições do transporte público coletivo no pós-pandemia e alternativas para fontes de custeio extra tarifários”.
Para Byron, a premiação destaca a imprensa aracajuana e permite maior relação entre o jornalismo e a sociedade. "Parabenizo todos os jornalistas que concorreram ao prêmio, pois sabemos o quanto a mobilidade urbana invade as pautas diárias e possibilita que a imprensa atue a favor da sociedade e esteja sempre colaborando para as melhorias cobradas e exercidas pelo poder público", concluiu.