Vereador Byron participa de reunião com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
por Jaqueline Reis-Assessoria Parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 17h19
Na última semana, o vereador Sargento Byron (Republicanos) recebeu ,em seu gabinete, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Natália Vasconcellos, junto a representantes da sociedade civil , Catharina Menezes e Maria Gorette Medeiros, com o intuito de dialogarem sobre ações voltadas para as pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A principal pauta em discussão foi sobre a possibilidade de propositura que institua a garantia à atenção integral, pronto atendimento e prioridade de atendimento à pessoa com autismo. "Fico muito feliz em ser procurado para me somar à causa. Sou conhecedor do trabalho desenvolvido pelo Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência , por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, e posso afirmar que temos força e dedicação para atender às necessidades que nos chegam, em especial, quando falamos em se ter uma vida digna, com direitos respeitados e resguardados. Entretanto, sabemos que toda realização exige estudo, etapas e não depende exclusivamente dos interessados", declarou o parlamentar.
Para a presidente do CMDPcD, Natália Vasconcellos, os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ainda soam como uma tratativa que não se faz de conhecimento de todos , e a/ o autista , enquanto foco da nossa reunião, possui diversas demandas que necessitam de atenção, a começar pela documentação oficial. “ Buscamos contato com o vereador Byron, por sabermos que ele é um defensor dos direitos da pessoa com deficiência, e o retorno não poderia ser mais positivo. Temos certeza de que temos muita força para trazermos as melhorias necessárias para as pessoas com TEA, começando pela própria forma de apresentação desse público na sociedade", pontuou.
Iniciativa
O parlamentar Byron, desde o início do mandato, vem reforçando a necessidade da instalação de um Comitê Intersetorial Inclusivo dentro da gestão municipal. “Será um núcleo composto por profissionais de cada pasta, que serão responsáveis por pensar o fortalecimento da política pública voltada à pessoa com deficiência em todos os âmbitos municipais. Com a criação desse núcleo, todas as secretarias vão acompanhar as ações que são desenvolvidas e até melhorar os serviços no que diz respeito às adaptações e inclusão desse público”, encerrou.