Vereador Byron aborda temas sociais em Sessão Plenária
por Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h21
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 22, o vereador Sargento Byron (Republicanos), fez uso do Grande Expediente para abordar alguns temas já apresentados na Casa, além de ressaltar o protagonismo da pessoa com deficiência.
Ao falar sobre a Comunidade do Recanto da Paz, o vereador reforçou sua atuação enquanto agente fiscalizador do Poder Executivo, pontuando sua última visita à localidade. “ Na semana passada fui convidado pela Associação ‘Amor e Paz’, da Comunidade Recanto da Paz, para participar de uma reunião com a empresa vencedora da licitação para a promoção de projetos sociais para aquela população. Agora, a oportunidade de emprego vai chegar para aquelas pessoas, através de cursos profissionalizantes que possibilitarão que muitos ingressem no mercado de trabalho, como também incentivar o pequeno negócio. Sabemos que toda obra também causa inconveniências, mas, acima de tudo, grandes melhorias. Além da drenagem e pavimentação da região, algumas casas também terão melhorias, seja ao colocar um telhado, construir um banheiro. Faz parte de um somatório de ações. Deste modo, parabenizo a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal por essa iniciativa”, declara o vereador que é fundador do Projeto Social ‘Estrelas do Mar’.
Byron também aproveitou o espaço para falar sobre a campanha que faz parte do seu calendário anual, incentivando os colegas parlamentares a também contribuírem com a Campanha Destinar 2023. “É a nossa oportunidade de ao declarar o Imposto de Renda , parte desse valor a pagar é destinado à nossa sociedade. Do valor, 6% é destinado para o Fundo da Criança e do Adolescente , além dos fundos para a pessoa idosa, através das instituições que atuam em prol desse público vulnerável”, explica o parlamentar que se comprometeu a disseminar todas as informações para mais um ano de sucesso da ação.
“Outro ponto que eu também gostaria de falar, aproveitando o ensejo sobre crianças e adolescentes, é sobre a causa levantada pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado ontem, 21 de março. Estamos em um grande movimento desde o início da semana com o intuito de aproximar ainda mais a população da real condição da pessoa com essa síndrome. São eventos que esclarecem muitas crenças, mostrando de maneira indiscutível a capacidade das pessoas com Síndrome de Down, colocando-os enquanto protagonistas de suas histórias, donos de direitos como todos nós. Por isso, tem sido frequente o diálogo sobre a importância da Tomada de Decisão Apoiada, uma vez que a pessoa com Down tem capacidade civil plena”, completou.
Para encerrar, Sargento Byron apresentou no Plenário um vídeo contando as histórias de dois jovens autistas: um aprovado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) , no curso de Audio Visual. Já o segundo garoto, conseguiu realizar o sonho de conhecer a banda internacional Coldplay , no show realizado em nosso país. “É de se emocionar cada uma dessas histórias. E são vivências da nossa realidade, onde famílias não desistiram de dar o melhor tratamento e condições a esses jovens, que sonham como todos nós, pois o ser humano é capaz de se desenvolver cada vez mais por estímulos. Por isso, sempre reforço que devemos deixar de olhar alguém com deficiência apenas com olhos para o que ela não consegue fazer . Aqui, aproveito para deixar a reflexão de que todo e qualquer ser humano é capaz, basta oportunizá-lo”, concluiu o Sargento.