Vereador Breno Garibalde participa de caminhada urbanística no centro de Aracaju

por Nayana Araujo- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Vereador Breno Garibalde participa de caminhada urbanística no centro de Aracaju

Foto: Camila Ramos

Na manhã do último sábado, 6, o vereador, arquiteto e urbanista Breno Garibalde, participou da Jane’s Walk, um movimento mundial que propõe caminhadas pela cidade para discutir aspectos de mobilidade urbana sob a perspectiva do pedestre. Em Aracaju, a caminhada aconteceu no centro da cidade.

A iniciativa teve início em 2016 no Brasil e em todo o mundo, para celebrar a escritora, jornalista e ativista do urbanismo, Jane Jacobs.

“Junto com um grupo alunos e profissionais da arquitetura e urbanismo, participei dessa caminhada pelo centro de Aracaju, aprendendo muito sobre a nossa história e tudo que faz parte dessa importante região. Iniciativas como essa são muito importantes para que as pessoas possam caminhar pelas cidades que vivem, conhecendo os desafios, potencialidades, cobrando melhorias e alimentando nosso sentimento de identidade. Quero aproveitar para parabenizar a organização do evento e convocar os aracajuanos para participar das próximas edições!”, afirma Breno.

Quem foi Jane Jacobs
Jacobs nasceu em 1916 em Scranton, na Pensilvânia (EUA), e iniciou sua carreira como jornalista em Nova York escrevendo sobre bairros de trabalhadores na cidade. Em 1952, tornou-se editora associada da Architectural Forum, o que a permitiu observar mais de perto os mecanismos de planejamento e renovação urbana.

Ao pensar como as cidades operam, falham e evoluem, Jacobs escreveu com eloquência sobre calçadas, parques, design de varejo e auto-organização, defendendo maior densidade em cidades, quarteirões, economias locais e usos mistos.

Considerada a urbanista mais influente do mundo pela revista Planetizen, viveu mais de 40 anos de ativismo em defesa da participação das pessoas no espaço urbano e ajudou a desbancar a abordagem centrada no carro para o planejamento urbano em Nova York (EUA) e Toronto (Canadá).