Vereador Binho se impressiona com os benefícios do Tai Chi Chuan
Dando continuidade ao levantamento do cenário do esporte e atividades físicas na cidade de Aracaju, na última sexta-feira (11/02) o vereador Binho (PMN) foi conhecer o Tai Chi Chuan, ao cair da noite, sob o céu aberto e ar fresco do Parque da Sementeira.
Seguindo os movimentos do Sifu, mestre de kung fu e tai chi, Nickson Andrade, o parlamentar fez movimentos suaves e calmos, que visam alongar e fortalecer a musculatura, bem como aumentar a capacidade respiratória, desenvolver a concentração, a paciência e a harmonia com a natureza. Binho ficou impressionado ao ver o mestre ser empurrado, ao mesmo tempo e na mesma direção, por três alunos sem se mover um centímetro.
Nickson Andrade é Sifu, mestre de kung fu, do estilo Wing Chun, e também pratica e ensina a modalidade tai chi chuan, desde 2004. Nickson afirma que no início buscou o tai chi para melhorar a postura, as bases e os chutes do seu kung fu, mas percebeu que a modalidade também melhora a respiração, a concentração, o equilíbrio, e outros benefícios. “Com tantos benefícios que o tai chi proporciona, também melhora a saúde trazendo uma maior consciência de si.”
O Sifu, que também é o desenvolvedor de um sistema de defesa pessoal chamado WTK, afirma que as bases do Tai Chi são muito eficientes para a solidez dos ataques e defesa. “Comecei a perceber nas pessoas que me procuravam para aprender a autodefesa que elas eram facilmente deslocadas de seu eixo central com movimentos de empurrar, comecei então a introduzir as bases do tai chi chuan e observei como resultado, maior firmeza e resistência aos movimentos de deslocamento.”
O vereador afirmou que saiu da aula se sentindo mais leve e até com menos dores musculares. “Gostei muito de praticar o tai chi chuan e acho que essa modalidade poderia ser mais procurada pelas pessoas, ou mesmo ser ofertada pela prefeitura em seus projetos voltados para os esportes e atividades de saúde. Vou fazer uma indicação para a secretaria de esportes para que avaliem a possibilidade de disponibilizar essa modalidade nas comunidades de Aracaju.”