Vereador Américo de Deus solicita agilidade nas reformas de escolas municipais
Na tarde da última terça-feira, 5, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido com a Secretária Municipal de Educação, Maria Cecília Tavares Leite, para requisitar informações e solicitar agilidade na conclusão das obras das escolas e creches dos bairros Atalaia, Jabutiana (Largo da Aparecida), Lamarão, Porto Dantas (Loteamento Coqueiral) e Santos Dumont.
Para o vereador Américo de Deus é necessário que se amplie a oferta de creches e escolas da rede pública, inclusive melhorando a estrutura das unidades já existentes. “A falta de estrutura das creches e escolas vem trazendo problemas para as famílias aracajuanas que necessitam deixar seus filhos nessas unidades para que possam, inclusive, trabalhar. Essa é uma preocupação que tenho, por isso tenho visitado algumas unidades objetivando conhecer a realidade estrutural que o município vem disponibilizando para essas crianças. Após várias visitas resolvi encaminhar ofícios para a Secretaria Municipal de Educação solicitando reformas, na busca de evitar a evasão escolar, bem como, que os pais dessas crianças sejam demitidos, já que em muitos casos eles acabam por perder dias de trabalho para ficar em casa cuidando dos seus filhos. Outro ponto que observei e que devemos levar em consideração é de que em muitos casos os alunos estudam em locais improvisados, dessa forma prejudicando o seu aprendizado", frisou.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, foi identificada a necessidade de que todos os contratos fossem auditados, “No momento em que essa gestão assumiu, verificou-se a necessidade de auditar todas as obras para se avaliar a real condição de cada uma delas, pois, identificamos que várias estavam paradas, além disso, algumas licitações estavam com o prazo de vigência se exaurindo e nem sequer tinham disponíveis os seus projetos complementares, assim como licenças ambientais obrigatórias. Ressalto que algumas dessas obras já estão com licitações marcadas, estamos verificando ainda a possibilidade de fazer novos processos licitatórios para a continuidade e conclusão das obras inacabadas e que são fundamentais. Nosso objetivo é que ainda este ano consigamos sanar grande parte das pendências”, explicou Maria Cecília Leite.