Américo de Deus entrega Título de Cidadão Aracajuano a Gilvan de Sousa Santos
Na tarde da última quinta-feira, 17, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador e autor da honraria, Américo de Deus (Rede), entregou o Título de Cidadão Aracajuano a Gilvan de Sousa Santos, Superintendente de Auditoria Interna do Banco do Estado de Sergipe (Banese), o evento contou com a presença de amigos e familiares.
Formaram a mesa da sessão solene ao lado do homenageado, o Presidente do Banese, Fernando Soares da Mota, a Presidente do Banese Card, Lívia Maria Carvalho Meireles, a esposa do homenageado, Janecleide de Santana Sousa, o pai do Sr. Gilvan, Júlio da Cruz Santos e o vereador Lucas Aribé (PSB).
O autor da honraria aproveitou a ocasião para falar da trajetória do homenageado, com seu trabalho de evangelização na sociedade sergipana. “Por seu currículo, pela sua história de vida cristã, acadêmica e profissional, ele é merecedor do Título de Cidadão Aracajuano, pois, contribuiu de sobremaneira para uma sociedade mais justa e fraterna, através das atividades religiosas e educacionais”, comentou Américo.
Já para o mais novo Cidadão Aracajuano, essa homenagem foi um reconhecimento. “Estou muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho no Banese, onde estou há 40 anos, e pelo trabalho social de evangelização que presto à sociedade, hoje estou recebendo esse Título, do meu amigo e vereador Américo de Deus, com muito orgulho, humildade e responsabilidade. Morando nesta cidade há 32 anos me sinto agora cidadão de direito, porque de fato já o sou a muito tempo, agora Aracaju me abraçou com muito carinho, me concedendo o Título de Cidadão Aracajuano, proposto por Vossa Senhoria e aprovado pelos vereadores que compõe essa Casa Legislativa. Aqui construí minha família e nela me sinto cidadão, consciente dos meus direitos e cumpridor dos meus deveres, o meu desejo é de continuar contribuindo com a cidadania nesta cidade tão bela. Agradeço a todos os amigos, irmãos em Cristo, e familiares que vieram aqui me prestigiar, e aproveito para fazer um agradecimento especial aos meus pais, esposa, filhos e irmãos. E ao estimado vereador Américo de Deus, muito obrigado por sua iniciativa, por seu respeito a minha pessoa, pelo reconhecimento ao meu trabalho e pela sua importância para a sociedade, desejo que como representante do povo nessa casa legislativa, tenha seu trabalho reconhecido por todos aracajuanos. Como símbolo da minha gratidão, passo para suas mãos um exemplar do livro de minha autoria, intitulado “O cristão e o Tabernáculo”, espero que o conteúdo te conduza a novas reflexões do seu papel como cristão, muito obrigado estimado parlamentar”, frisou Gilvan.
Histórico
Gilvan de Sousa Santos, nascido em Estância – SE, em 30 de setembro de 1958, filho de Júlio da Cruz Santos, natural de Estância -SE e Maria Raimunda De Sousa Santos, natural de Cedro de São João – SE, casado com Jane Cleide Lima De Santana Sousa e pai de 5 filhos: Aline Michelle Nascimento Sousa; Saulo Rodrigo Nascimento Sousa; Alisson Marcos Nascimento Sousa; Laís Ester Santana de Menezes e Ana Victória Santana de Sousa.
Como estudante, iniciou o curso primário na Escola Arquibaldo Ribeiro em Estância – SE, em 1964, tendo concluído em 1968, ingressando em 1969 no curso ginasial na Escola Técnica De Comércio De Estância, onde também concluiu o 2º grau, como Técnico em Contabilidade em 1977.
Durante toda a sua vida, desde a adolescência, participou ativamente de atividades de evangelização, começando inicialmente na cidade de Estância – SE, posteriormente em quase todos os municípios do Estado e ao fixar residência em Aracaju em 1986, em vários bairros desta capital, contribuiu com a formação de uma sociedade mais fraterna, justa e humana, através de atividades religiosas e educacionais, bem como com a formação de novos pastores e lideranças evangélicas.
Trajetória profissional
Em 1974, ingressou no Banco do Brasil em Estância, como Menor Aprendiz, onde trabalhou até dezembro de 1977. Em janeiro de 1978, entrou no BANESE como Escriturário, na cidade de Porto da Folha – SE, após aprovação em concurso público. Ainda no mesmo ano foi promovido para a função de Chefe de Serviço na mesma agência, sendo transferido em 1979 para a agência N.S. da Glória com a mesma função.
Em 1981 foi promovido para a função de Gerente Administrativo e transferido para a agência Boquim, sendo transferido na mesma função para a agência Estância em 1983. Em 1984 foi promovido para a função de Gerente Geral e transferido para a agência Itaporanga e em 1986 para a agência Umbaúba. Ainda em 1986 foi transferido para a agência Santo Antônio, em Aracaju, para exercer a função de Gerente Administrativo e em 1989, transferido na mesma função para a agência Central, tendo participado concomitantemente do projeto de modernização das agências do BANESE, com a criação da Central de Retaguarda.
Em 1991, ainda participando do projeto de modernização das agências, foi remanejado para a Direção Geral. Concluído o projeto, trabalhou como Gerente de Negócios nas agências Luiz Garcia, na agência São José e na agência Santo Antônio. Ainda em 1991 foi convidado para exercer o cargo de Diretor Técnico na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Aracaju, até 1993, quando então foi convidado para atuar como missionário e implantar um Seminário Teológico no Chile.
Em 2010 atuou como docente na Faculdade São Luiz de França, nesta capital. De 2012 a 2015, foi membro do Conselho Curador da FAPESE – Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe, instituição ligada à Universidade Federal de Sergipe.
Em 1997, retornando ao BANESE, exerceu a função de gerente de negócios nas agências Magazine, Santo Antônio e Central, exerceu a função de Auditor Interno, de Superintendente de Controles Internos e desde 2012 exerce a função de Superintendente de Auditoria Interna.
Como Superintendente, foi o responsável pela implantação da estrutura de controles internos da instituição, contribuiu com a elaboração do Código de Conduta Ética e com a elaboração de várias políticas corporativas da instituição, além de haver implantado a metodologia de Auditoria Baseada em Riscos, contribuindo desta forma com as transformações e modernização da empresa. Está há 40 anos integrando o quadro de empregados do BANESE, empresa da qual tem orgulho em pertencer.