Vencedoras do programa Jovem Senador 2023 participam de vivência legislativa na Câmara Municipal de Aracaju
por Lucas Oliver - assessor de comunicação da Escola do Legislativo de Aracaju
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 17h19
Nesta quinta-feira, 17, as três vencedoras de Sergipe, do Projeto Jovem Senador 2023, visitaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), por meio da Escola do Legislativo de Aracaju, Prof.ª Neuzice Barreto de Lima, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). O programa Jovem Senador é realizado anualmente pelo Senado Federal, com o objetivo de proporcionar aos estudantes de escolas públicas, conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil.
O tema da redação proposto nesta edição foi “Saúde mental nas escolas públicas”, para que os estudantes do Ensino Médio de todo o país desenvolvessem e enviassem ao Senado Federal. Em Sergipe, a vencedora Williane Vitória de Souza Silva, aluna do Colégio Edézio Vieira de Melo, localizado em Santa Rosa de Lima, irá acompanhada dos orientadores e terá a chance de passar uma semana no Senado Federal, em Brasília, conhecendo toda a jornada legislativa. “Em momento algum imaginei ficar em primeiro lugar, apesar de ter uma excelente professora que me ajudou muito nesse processo, mas eu pensava que era algo impossível de ser alcançado. E ser uma estudante da rede pública é gratificante, pois mostra quanto podemos chegar em lugares imagináveis”, afirma.
A secretária geral da Escola do Legislativo de Aracaju, Maria Agda Queiroz, destaca a parceria com a Seduc. “Esse intercâmbio educacional, por meio da vivência do legislativo, acontece pela iniciativa da Seduc, junto com a Escola do Legislativo. Essa é a quinta edição do projeto Jovem Senador que estamos lado a lado e fico feliz em fazer parte da história dessas meninas que mostraram que a gestão pública escolar tem competência e valoriza os estudantes”, destaca.
Para a coordenadora do Programa Jovem Senador em Sergipe, Glícelia Ferreira Melo, essa parceria é de grande valia. “A Escola do Legislativo de Aracaju faz a ponte dessa parceria na qual os alunos podem mostrar o trabalho deles na Casa do Povo para os vereadores, além de conhecer a estrutura e assistir uma sessão ordinária. Agradeço toda diretoria da Escola do Legislativo de Aracaju por mais uma edição junto com o nosso projeto”, pontua.
“Quero parabenizar as três ganhadoras. Meninas empoderadas que são inspiração para tantas outras estudantes. A Williane Vitória de Souza Silva, de Santa Rosa de Lima; a Aline Sofia dos Santos, de Nossa Senhora das Dores; e Sara Santos de Santana Lima, de Aracaju. Desejo sucesso nessa trajetória e sigam estudando, pois é através dos estudos que conquistamos o mundo”, finaliza a secretária geral da Escola do Legislativo de Aracaju Maria Agda Queiroz.