VAEP: Américo se solidariza com profissionais que ficarão sem trabalhar e também devolve carro

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/04/2020 14h14, última modificação 01/04/2020 14h14
VAEP: Américo se solidariza com profissionais que ficarão sem trabalhar e também devolve carro

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) ciente do corte da Vaep anunciado pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho Vitale, na última sexta-feira, 27, se manifestou contrário à medida, por esta levar a demissão de assessores de comunicação e jurídico. Na oportunidade, o parlamentar se reuniu com o presidente da Casa Legislativa para dialogar sobre a questão, mas não houve um entendimento.

Diante disso, Américo tomou duas decisões.“Logo que soube do corte, estive em reunião com Nitinho. Respeito a decisão, mas não aceitei nenhum dos argumentos apresentados por ele, pois, os profissionais que são pagos através da Vaep continuam trabalhando com o vereador e tem suas atividades comprovadas por inúmeros documentos e certidões, que são, inclusive requisitos para manutenção do contrato e recebimento das devidas remunerações. Resolvi então, entregar o carro que é locado pela Vaep e manter, com recursos próprios, todos os profissionais da minha equipe, porque além do trabalho ser indispensável para o bom andamento do mandato, esses trabalhadores não podem ser demitidos nesse momento de crise”, informou Américo de Deus.

O Caso da Vaep tomou grande repercussão após a Comissão de Luta em Defesa da Imprensa ir aos meios de comunicação noticiar o caso, que com a medida do presidente, mais de 20 jornalistas, além de assessores jurídicos, iriam para as ruas, tendo em vista que não haveria verba disponível para seus salários. O grande impasse se deu quando o presidente da Câmara justificou que os mesmos não estavam trabalhando porque as sessões estavam suspensas. O Sindicato dos Jornalistas e Radialistas se manifestaram a favor da classe, uma vez que jornalismo faz parte do grupo das profissões essenciais, e que estão mantendo suas atividades trabalhando, inclusive, em home office.