Último grupo de vereadores visita reforma da Câmara de Aracaju

por Danilo Cardoso — publicado 02/07/2020 13h50, última modificação 02/07/2020 15h44
Último grupo de vereadores visita reforma da Câmara de Aracaju

Foto: China Tom

De forma transparente, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), convidou os demais parlamentares para opinarem e conhecerem como ficará a estrutura da Casa Legislativa após conclusão da reforma geral. Nesta quinta-feira, 2, último dia de visita, Nitinho percorreu todo o prédio com o 1º secretário da CMA, Dr. Gonzaga (MDB).

A vistoria do prédio iniciou pelo Plenário, local que receberá uma nova roupagem iniciando pelo elevador de acesso para deficientes à Mesa Diretora, além da retirada do mezanino utilizado pela TV Câmara, remoção do carpete e forros, substituição de toda parte elétrica e de dados. Também será colocado um vidro fechando a parte da galeria, local destinado ao público. Ainda no térreo serão construídos gabinetes de atendimentos para os vereadores, uma nova recepção e a sala da presidência.

De acordo com o presidente da Casa, a obra devolverá a dignidade ao Parlamento Municipal deixando a estrutura mais moderna. “O Plenário da Câmara será mais inclusiva e acessível onde será instalada uma plataforma para que pessoas com deficiência possam ter acesso à Tribuna. Outra mudança importante será a retirada parte da imprensa, que dará uma visão melhor ao Plenário. No futuro queremos colocar câmera remotas”, destacou Nitinho informando que a obra deva ser concluída entre os meses de outubro e novembro deste ano.

No primeiro andar, Dr Gonzaga pode verificar que todo o telhado foi substituído por telhas térmicas, dando um melhor isolamento acústico, além da construção de duas passarelas para serviços na área. Toda parte elétrica e de dados estão sendo trocada e a fiação passará por canaletas, atendendo normas internacionais. Outra novidade é que todas a janelas  prédio poderão ser abertas, fato que não acontecia há mais de uma década.

Dr. Gonzaga aprovou toda reforma e elogiou a modernização da estrutura do prédio. “Observando de perto de como a Câmara estava percebemos que por baixo dos carpetes e forros estavam infestados de mofo tornando o ambiente totalmente insalubre, além do risco de incêndio iminente que existia. Parabenizo o presidente e todos os vereadores por aprovarem esta reforma”.

O mestre de obra José Adriano dos Santos destacou as mudanças na parte elétrica e nos cabos de dados. “O Plenário e a sala dos assessores eram as partes mais críticas neste aspecto de todo o prédio. Confesso que quando começamos a mexer ficamos impressionado de como não teve um incêndio no local, devido ao emaranhado de fios soltos e emendas que tinha. Agora, após a conclusão, toda fiação passará por canaletas possibilitando uma melhor arrumação nos layout das salas”.