Tribuna Livre trata de situação Posto de Saúde Elizabeth Pita

por Viviane Costa Cavalcante — publicado 25/04/2017 11h50, última modificação 20/11/2017 16h50
Tribuna Livre trata de situação Posto de Saúde Elizabeth Pita

César de Oliveira

A Tribuna Livre desta terça-feira, 25, recebeu representantes da Paróquia Santa Cruz para tratar da reconstrução do Posto de Saúde Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria. Para falar sobre o assunto, o líder comunitário do bairro Santa Maria, José Cícero de Souza foi até a Casa levar o pleito da comunidade. O encontro foi realizado mediante a iniciativa do vereador Jason Neto (PDT), que, na última quinta-feira, 20, intermediou uma reunião entre a comunidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião, a SMS garantiu o aluguel de um espaço para o funcionamento provisório do posto até a reconstrução de um novo.

 

O líder comunitário explicou que na gestão passada, o ex-prefeito João Alves Filho derrubou o posto em novembro alegando ampliação do local. “Esse posto atendia toda a comunidade do conjunto Valadares, Residencial Santa Maria e muitas vezes do bairro 17 de março. Todo esse povo agora está indo para o posto Osvaldo Leite, sobrecarregando-o”, destacou. 

De acordo com José Cícero, houve uma verba de mais de 7 milhões para reconstrução do local e como demorou a ser feita a obra, esse dinheiro foi devolvido. “Em nome da nossa comunidade, venho aqui pedir para os senhores intercederem junto aos deputados federais apoio a essa comunidade”, disse. 

José Cícero destacou que a comunidade só está mais tranquila porque a Secretaria Municipal de Saúde está providenciando um local para o posto funcionar temporariamente. “A gente não pode deixar que essa comunidade fique sem esse atendimento. Esse povo precisa muito de ajuda. Até hoje não sabemos o porquê esse posto foi derrubado. Que a gente possa unir forças para conseguir reabrir esse posto”, afirmou. 

Vereadores - O vereador Jason Neto (PDT) reforçou que o posto foi demolido e a comunidade ficou desassistida. “A grande notícia é que a prefeitura irá alugar um espaço para o posto voltar a funcionar temporariamente”, disse. 

O líder da bancada do prefeito, Professor Bittencourt (PCdoB) também destacou que a prefeitura irá alugar um prédio enquanto não se consegue verba para a reconstrução do Posto Médico. “O Poder Público já está tomando providências quanto ao assunto”, disse.

Américo de Deus (Rede) afirmou que foi até o local conferir a situação do posto e deu entrada na Câmara com uma Indicação cobrando à prefeitura a reconstrução do Posto de Saúde. No mesmo sentido, Kitty Lima (Rede) e Carlito Alves (PRB) se colocaram à disposição dos vereadores e dos moradores do Santa Maria para ajudar no que for necessário. 

Morador da área, Bigode do Santa Maria (PMDB) declarou seu apoio nos pleitos da comunidade. “Estou junto com todos os colegas vereadores que se comprometeram nesse amparo social”, ressaltou. 

Já Seu Marcos, agradeceu a Cícero pela sua luta e disponibilidade para com a comunidade.