Tribuna Livre discute impactos do estágio na formação cidadã e profissional dos estudantes

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 23/04/2024 11h30, última modificação 04/11/2024 17h20
Na oportunidade, foi destacada a importância e impactos gerados pelo Programa de Estágio na vida dos estudantes e em toda sociedade
Tribuna Livre discute impactos do estágio na formação cidadã e profissional dos estudantes

Foto: Gilton Rosas

O espaço "Tribuna Livre" da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu nesta terça-feira,23 Franklin de Jesus Nunes, supervisor de atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), unidade Aracaju. Na ocasião, foi destacada a importância e os impactos gerados pelo Programa de Estágio na vida dos estudantes e em toda sociedade. A instituição tem 60 anos de existência e é considerada a maior ONG da América Latina no que diz respeito à empregabilidade jovem.

O supervisor do CIEE evidenciou como o programa de estágio colabora proporcionando desenvolvimento pessoal aos estudantes, além de fomentar habilidades e competências requisitadas pelo mercado de trabalho. “Nós fomos o primeiro agente de integração do Brasil a desenvolver um trabalho de cessão de jovens e estudantes no mundo do trabalho por meio do programa do estágio. Em 2022, no processo de recuperação pós pandemia, nosso relatório de atividades mostra a expressividade de nosso trabalho: foram mais de 30 mil vagas abertas por mês a nível nacional, resultando na contratação de mais de 250 mil estagiários, mais de 70 mil aprendizes admitidos, sem falar em mais de um milhão de participantes em nossos cursos gratuitos”.  

Números

Franklin Nunes destacou o número de vagas no mercado de trabalho ocupadas por intermédio do CIEE e ressaltou a parceria da ONG com a Câmara Municipal de vereadores de Aracaju.  

“Essa casa é parceira do CIEE e assume a responsabilidade de formação da empregabilidade de jovens por meio do programa de estágio que é gerido pelo setor de gestão de pessoas e temos cerca de 46 estudantes contratados”, declarou.

“ Em 2023 foram mais de 3.100 jovens contratados no estado de Sergipe, tanto pelo programa de estágio quanto pelo de aprendizagem e, atualmente, nós temos mais de 3.030 jovens contratados nesses dois programas sendo somente no programa de estágio 1.500 estudantes contratados. A quantidade de estagiários e aprendizes que temos hoje no primeiro quadrimestre do ano já supera o resultado de todo 2023, isso mostra o quanto é importante o trabalho do CIEE”, disse Franklin.     

Os estudantes interessados em participar dos programas ofertados pelo CIEE têm que cumprir os seguintes requisitos: ter 16 anos, estar matriculado e frequentando o ensino médio, técnico, superior e até mesmo pós-graduação; sempre com atividades relacionadas ao curso que estejam cursando.   O cadastro nos programas do CIEE pode ser feito por meio do site https://portal.ciee.org.br/.

 

O que disseram os vereadores

Os parlamentas da CMA destacaram a relevância do CIEE na formação dos estudantes e relembraram experiências pessoais enquanto estudantes e estagiários, em alguns casos, como o vereador Ricardo Marques (Cidadania) e o vereador Pastor Diego (União Brasil), com o próprio CIEE.

“ Recordo que, há alguns anos, fiz um curso técnico no Senai e por meio do CIEE consegui uma vaga estágio. Isso foi muito importante para meu currículo. É uma empresa séria, que dá muitas oportunidades aos jovens. Enquanto poder público, que a gente possa incentivar instituições como o CIEE”, disse Pastor Diego.

“Fui apresentador da TV Sergipe durante 20 anos. Minha primeira experiência foi em Alagoas na TV GAZETA  por meio de uma prova de estágio do CIEE. Posso dizer que o CIEE presta um serviço relevante há muitos anos”, afirmou Ricardo.

 

A vereadora Emília Corrêa (PL), que é Defensora Pública, relembrou o tempo em que era estagiária. Emília deu ênfase à importância desse período em sua formação profissional." A gente fica esperançosa quando vê trabalhos assim. Fui estagiaria da defensoria pública e via a importância e o quanto fiquei encantada com a função, o quanto eu aprendi. Era acadêmica do curso de direito e já estava preparando as peças”.

CIEE

O CIEE se declara uma “instituição sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e multicultural que há 60 anos tem sido referência, possibilitando que jovens em situação de vulnerabilidade sejam apoiados e conheçam seus direitos, bem como que se capacitem e ingressem no mundo do trabalho”.