Tribuna Livre destaca Dia do Cerimonialista na Câmara de Aracaju
A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 29, celebrou o Dia do Cerimonialista, comemorado neste dia 29 de outubro. O chefe do cerimonial da Câmara de Aracaju, Lupércio Santos, ocupou a Tribuna para representar os cerimonialistas e falar sobre a importância do profissional.
De acordo com Lupércio Santos, o bom cerimonialista é aquele que conhece um pouco de tudo e que gosta do que faz. “Uso essa Tribuna para agradecer a todos que apoiam e colaboram com o trabalho do cerimonial e quero abraçar a todos os cerimonialistas dos parlamentos em geral, assim como todos os cerimonialistas sociais de Aracaju. Questiono a todos o que é ser cerimonialista? É ter um sonho e um compromisso; é saber arrumar uma recepção, cerimônia ou solenidade; é saber o horário e o local do evento; é saber quem vai sentar na mesa das autoridades, é saber quem é quem, quem são as principais autoridades; é saber escolher as flores do evento. É o cerimonialista que passa as informações precisas do evento”, destacou.
“Para ser um bom cerimonialista a caminhada é longa, a pesquisa é extensa. São longos caminhos para que possa dizer que entende tudo ou o máximo possível. Um bom cerimonial funciona com a união e junção de todos que trabalham no setor e todos que estejam envolvidos para a realização do evento. Como foi o grande evento para a visita do vice-presidente da república, que foi o cerimonial quem organizou todo o processo de segurança e protocolo para receber a autoridade”, enfatizou Lupércio.
O chefe do cerimonial da Câmara também questionou aos vereadores se é fácil ser um bom cerimonialista. “Eu não sei dizer se é fácil, mas precisa gostar, precisa obedecer as regras e a lei sobre o respeito a todos sem distinguir a posição social, precisa estudar muito, andar bem vestido e aceitar normas. Um bom cerimonial também segue os três “B” do cerimonial brasileiro: o bom sendo, a boa organização e a boa vontade”.
Encerrando seu discurso, Lupércio agradeceu a oportunidade de trabalhar na Câmara e destacou a sessão que será realizada nesta quarta-feira, 30, a partir das 16h, na Assembleia Legislativa de Sergipe. “A Sessão na Alese também é para comemorar o Dia do Cerimonialista e irá homenagear profissionais de Sergipe, onde também serei homenageado. Aproveito para convidar a todos para essa sessão”, finalizou.
Vereadores
Após a fala do chefe do cerimonial, todos os vereadores presentes na sessão parabenizaram e homenagearam o trabalho do cerimonialista à frente do setor do Cerimonial da Câmara. A vereadora Emília Correa (Patriota) e o vereador Cabo Didi (Sem Partido) reconheceram o grande trabalho realizado por Lupércio e por sua equipe para auxiliar os vereadores e os eventos realizados na Casa Parlamentar. “Reconheço o trabalho do cerimonial público e o trabalho que exerce nesta Casa. Parabéns por esta data”, disse Emília.
“Um evento sem a presença do cerimonial praticamente não existe, já trabalhei com muitos cerimonialistas no Banese e acompanhei muito esse trabalho. Valorizo e parabenizo todos os profissionais do cerimonial”, falou Américo de Deus (Rede).
Lucas Aribé (PSB) e Bigode do Santa Maria (MDB) destacaram que a equipe do cerimonial e o trabalho de Lupércio é realizado para todos os vereadores de forma igualitária, sem distinção. Já o vereador Zezinho do Bugio (PTB) parabeniza Lupércio, a sua equipe e também a irmã do vereador, Edna, que também é cerimonialista.
“Tive a honra de trazer Lupércio durante a minha gestão como presidente dessa Casa e tivemos a honra de aprovar o cargo de chefe do cerimonial, que antes não existia. O senhor, com muito trabalho e dedicação está nesse cargo até hoje”, disse Vinícius Porto (DEM).
Os vereadores Isac Silveria (PCdoB), Camilo Lula (PT), Jason Neto (PDT), Palhaço Soneca, Juvêncio Oliveira (DEM), Seu Marcos (PHS) e Cabo Amintas (PTB) também parabenizaram os cerimonialistas em geral e os que atuam no Cerimonial da Câmara.