Tribuna livre desta terça-feira discutiu a saúde bucal na área do esporte e da mulher

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 17/10/2023 10h42, última modificação 17/10/2023 10h42

Foto: China Tom

O tema da tribuna livre desta terça-feira, 17, foi "A importância da odontologia: esporte e mulher". Para apresentar e discutir o tema, esteve presente Anna Tereza Azevedo, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE).

“A saúde bucal é essencial para a saúde sistêmica do indivíduo e neste aspecto, o profissional da odontologia é fundamental”, explica.

Sobre o tema que discute o esporte, Anna Tereza ressaltou que “essa é a principal propositura do vereador Milton Dantas e a ideia é aliar o esporte com a odontologia. Essa é uma área de atuação voltada para ações com a intenção de investigar, prevenir e tratar a saúde bucal dos atletas profissionais e amadores, levando em conta a melhora do seu rendimento. Quando falamos em rendimento, vários assuntos estão envolvidos, dentre eles, a saúde bucal. A odontologia do esporte trabalha com a particularidade de cada atleta. Além disso, trabalhamos com a prevenção de lesões orofaciais”, explica.

Sobre a saúde da mulher e o papel da odontologia, Anna ressaltou alguns projetos e parcerias que atendem mulheres vítimas de violência. “Outra questão que o vereador Milton tem conversado conosco diz respeito à saúde bucal da mulher. Prestar apoio odontológico para as vítimas de traumas e violências. As mulheres podem sofrer traumas na face e na sua saúde bucal. Contribuímos para o tratamento dessas mulheres e já conseguimos fazer parcerias privadas e públicas”, destaca.

A presidente do CRO aproveitou a tribuna para fazer algumas denúncias e solicitar apoio dos vereadores. “Trago também uma questão antiga, que envolve a forma da cobrança da taxa da Vigilância Sanitária Municipal. Longe de achar que a cobrança é indevida, reiteramos entender sua importância. Mas, defendendo o interesse da causa, temos a questão que, em Aracaju, essa cobrança incide sobre o CPF dos cirurgiões dentistas para o uso dos espaços ocupados nos consultórios odontológicos, não importando se outro profissional já realizou o pagamento da cobrança pelo mesmo espaço”, finaliza.

Dessa forma, Anna explica que o CRO considera ilegítimo realizar uma cobrança de cada profissional e não sobre o espaço em que eles atuam. “Gostaríamos de falar também sobre uma luta que temos travado: o pagamento do piso dos cirurgiões-dentistas para 20 horas. Vivemos um déficit salarial e a maioria dos municípios não cumpre com o piso”, conclui.

O que disseram os vereadores?
O vereador Milton Dantas (PDT) disse que "primeiro, gostaria de parabenizá-la por quebrar um ciclo de 50 anos com homens na presidência. Infelizmente, muitas prefeituras não têm cumprido o piso dos profissionais da odontologia. Dentro desse entendimento, buscamos ampliar as parcerias”, pontua.

O parlamentar Breno Garibalde (União Brasil), destacou que “estamos à disposição para nos aprofundar ainda mais sobre o assunto”.

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) reforçou que “é muito importante o seu olhar muito cuidadoso e ético. Considero essencial levar a saúde bucal para a população mais carente”.

O vereador Vinicius Porto (PDT) destacou que “é fundamental que haja uma parceria com a Federação Sergipana de Futebol para conseguirmos pensar na saúde bucal dos atletas. Outra coisa que me incomoda é que na equipe de saúde da família, não há um dentista. É essencial que ele faça parte do quadro dessa equipe.”

O vereador Fabiano Oliveira (PP) pontuou que “conte com esse parlamento para lutarmos pelo piso dos profissionais, assim como para a realização dos concursos públicos.

O vereador Prof. Bittencourt (PDT) comentou que “estou sabendo agora da cobrança dessa taxa por meio do CPF, por isso, me coloco à disposição para tratarmos desse assunto”.

O vereador Elber Batalha (PSB) explicou que “a odontologia vai para além da estética. Tem que existir a carreira de Estado para os profissionais de saúde, bem remunerados. Infelizmente, o caminho hoje tem sido a privatização’, concluiu.

O vereador Nitinho (PSD) destacou que “a valorização dos servidores da saúde é fundamental. O concurso público é o caminho.”