Tribuna Livre debate situação de abandono dos animais
Foi realizada na manhã desta terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma Tribuna Livre com a Educação e Legislação Animal (Elan) para tratar das questões envolvendo animais em situação de abandono e suas graves consequências para saúde e segurança públicas do município de Aracaju.
De acordo com a presidente da Elan, Nazaré Moraes, o descaso com os animais de Aracaju é um problema de saúde pública. Segundo ela, é preciso políticas públicas efetivas porque o problema é antigo e nada está sendo feito. “Já é a oitava vez que estou aqui nesta casa para falar do mesmo assunto. Desta vez estou trazendo mais dados para mostrar a relevância desse tema. Há falta de políticas públicas para os animais e esse problema não afeta apenas os animais. Eu estive aqui ano passado e em outras oportunidades para falar sobre a lei da castração animal. E não há outra forma ética e eficaz de resolver o problema do abandono dos animais se não for com a castração. Infelizmente a lei não está sendo cumprida da forma correta, pois o castramóvel é uma luta pessoal há seis anos e este ano ele entrou em funcionamento, mas castra apenas os cães e gatos machos e na verdade deveria castrar as fêmeas também. Além disso, querem castrar apenas dez animais por dia. Isso é pouco para a quantidade de animais existentes na capital”, destacou.
Durante seu discurso, Nazaré Moraes apresentou casos de maus tratos com animais e mostrou imagens de animais abandonados em Aracaju. A presidente pediu a colaboração dos parlamentares para defender a causa animal. “Essas imagens são em cemitérios de Aracaju, mas também há em praças, nos parques municipais e até agora nada é feito para mudar essa situação. Infelizmente muitas pessoas que dizem defender a causa animal na prática não auxiliam em nada. Nem um boletim de ocorrência tem coragem de fazer. Peço que essa Casa Legislativa tenha mais sensibilidade com esse assunto e que façam mais projetos de Lei em defesa dos animais”, solicitou.
Nazaré também exibiu vídeos de acidentes no trânsito envolvendo animais. “Estou mostrando a realidade das ruas, das estradas. Vocês vereadores e todos nós podemos ser a próxima vítima. A maioria dos acidentes envolvendo animais são com cavalos que trafegam pela cidade nas carroças sem nenhuma fiscalização das autoridades”.
Parlamentares
Segundo a vereadora Emília Corrêa (Patriota) a legislação e a política pública juntas mudariam esta situação. “Fico impactada porque essa é uma realidade que afeta a todos nós, mas as pessoas não se atentam a isso. Temos aqui uma vereadora que defende esta causa, que é Kitty Lima, mas ainda é preciso muito. Todos devem se unir para mudar essa situação. Quero me somar a essa causa e qualquer projeto que vier para defender os animais eu vou votar a favor”, frisou.
Lucas Aribé (PSB) destacou que o Poder Legislativo faz a sua parte, mas que é preciso cobrar mais do Poder Executivo. “Quero lembrar a atuação do Poder Legislativo nesta causa. Em outras legislaturas tentamos criar projetos que infelizmente foram vetados. O Castramóvel foi uma defesa nossa, principalmente de Kitty Lima. Então a nossa parte estamos fazendo e podemos fazer muito mais que isso. Mas a cobrança tem que ser, principalmente, ao Poder Executivo que precisa ter uma política voltada para os animais”.
Para Américo de Deus (Rede) esta é uma questão de saúde pública que salva vidas. “Tenho um carinho especial por todas as ONGs que tentam defender a causa animal. São realmente muitos anos de descaso. Hoje já temos um avanço nesta Casa com a vereadora Kitty Lima defendo a causa animal. Mas o maior problema ainda é o Executivo que precisa refletir antes de vetar projetos importantes para esta causa”.
Iran Barbosa (PT) destacou o trabalho da vereadora Kitty Lima e enfatizou a importância de lutar pelos direitos dos animais. “Essa é uma luta antiga. O movimento de defesa dos animais tem demostrado força pela luta social que vem fazendo, mas infelizmente não vemos políticas públicas eficazes para resolver a situação. Nós como os vereadores podemos colaborar com a criação de projetos e fiscalizando o Executivo com relação as ações. Infelizmente ainda há uma mentalidade de que defender a causa animal é esquecer das necessidades da população, mas uma coisa está totalmente relacionada a outra”, disse o parlamentar.
A vereadora Kitty Lima (Rede) destacou a dificuldade de defender a causa animal. “Eu sei que tenho apoio de alguns vereadores nesta Casa, mas é preciso que todos se engajem nesta luta. Hoje era um dia importante dos vereadores ouvirem os problemas dos animais de Aracaju, mas nem todos estavam presentes”, finalizou.