Tribuna Livre debate situação das bibliotecas públicas

por Leilane Coelho — publicado 20/11/2018 12h21, última modificação 20/11/2018 12h21
Tribuna Livre debate situação das bibliotecas públicas

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 20, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu durante a Tribuna Livre a presidente da Associação dos Profissionais Bibliotecários de Sergipe (APBDSE), Telma de Carvalho, que tratou sobre o tema ‘Bibliotecas escolares e públicas no município’.

Ao utilizar a Tribuna, Telma Carvalho reforçou a necessidade de aplicação da Lei 12.244/2010 que trata sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Para ela, é necessário que a profissão bibliotecário seja valorizada e que haja citou a importância das bibliotecas públicas para a construção de uma sociedade. “A APBDSE se preocupa com a situação das bibliotecas públicas e escolares do Estado, pois a maioria delas não está recebendo a atenção devida. Vale ressaltar é necessário se fazer uma parceria entre as bibliotecas e as escolas, visto que ela contribui para a formação de cidadãos leitores”.

Ainda sobre o assunto, Telma frisou a importância do bibliotecário na construção de bibliotecas acessíveis e voltada para o público geral. “Uma grande preocupação nossa é a extinção do cargo de bibliotecário tanto na esfera do Estado quanto do município de Aracaju, sem essa função as bibliotecas públicas e escolares não tem como funcionar. Nossa profissão vai muito além de participar do aluguel e devolução dos livros. Trabalhamos no estudo de necessidade dos usuários daquela localidade, na mediação da leitura, na formação de leitores e entre outras funções. É necessário que enxerguemos a importância das bibliotecas e dos profissionais para a construção de uma sociedade melhor”.

Em aparte, o vereador Iran Barbosa (PT) destacou o papel da cultura na sociedade e a relevância que uma biblioteca faz na construção de uma escola. “Quero dizer que todos nós temos dificuldade para implantar o que vocês pregaram aqui posto que o conceito de cultura ainda é muito limitado na nossa sociedade porque muita gente enxerga cultura apenas aquilo que é audível, digo o show, e o conceito de cultura vai muito além disso. Para a construção de uma escola boa precisamos ter muitos profissionais e não apenas o professor”.

O vereador Lucas Aribé (PSB) disse que por onde passou sempre contribuiu para a construção do acervo de bibliotecas. “Sou um entusiasta da leitura e por isso por todas as escolas que passei fazia questão de deixar meus livros em braile para que outros pudessem ler. As pessoas precisam acessar e conviver com a leitura”.

As parlamentares Emília Corrêa (Patriota) e Kitty Lima (Rede) parabenizaram Telma Carvalho pela fala. “Quero subscrever a fala de todos aqui. Vivemos em um país onde temos que trabalhar diariamente a conscientização de tantas coisas na vida como o Dia da Consciência Negra e essa conscientização também tem que ser trabalhada em cima do papel do bibliotecário para a sociedade”, disse Emília.

Elber Batalha (PSB) expressou as dificuldades de se manter as bibliotecas públicas do Estado. “Durante a campanha é bonito ter bibliotecas e bibliotecários concursados. Depois que ganha, não lembram mais. A solução é a disseminação da cultura e estudo. Parabéns pela dedicação, contem com esse parlamentar no que for preciso”.

Professor Bittencourt (PCdoB) relembrou sua infância como filho de operário apaixonado pelos livros. “Sou filho de operário e uma marca dissonante de um universo que vivíamos era o amor pela literatura que ele tinha e herdamos isso. E sou professor e o espaço que mais gosto de dar aulas é nas bibliotecas”.