Tribuna Livre debate Dia Nacional da Doação de Órgãos

por Marcos Moreira, Agência Câmara Aracaju — publicado 26/09/2023 11h25, última modificação 26/09/2023 13h57
Tribuna Livre debate Dia Nacional da Doação de Órgãos

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) contou com a participação do presidente da Associação de Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe - Arcrese, Elves Cavalcante, na Tribuna Livre, realizada nesta terça-feira, 26. Em sua fala, o representante destacou a importância da doação de órgãos para salvar vidas de pessoas que precisam de um transplante.

Elves Cavalcante aproveitou sua explanação para contar sua história desde 2013, quando descobriu a doença renal.  “Essa é uma doença silenciosa, ou você vai para a hemodiálise, ou você morre”, lembrou. O presidente da Arcrese afirmou que em Sergipe há dois lugares habilitados para a realização de procedimento cirúrgico de transplantes, o Hospital Universitário e o Hospital Cirurgia. Segundo os dados trazidos, o Estado tem 1500 pacientes em alguma modalidade de tratamento e mais de 130 pacientes transplantados. No Brasil, atualmente, 65 mil pessoas precisam de um órgão, sendo a maioria necessitada de um transplante renal.

“Estou tentando dar continuidade ao trabalho da Arcrese e estou aqui para dizer: conte conosco, conte com a associação. Não é fácil, mas a gente precisa trazer a responsabilidade para nós”, finalizou, ao lembrar que estamos no Setembro Verde em alusão à conscientização da doação de órgãos.

O vereador Professor Bittencourt (PDT), autor do requerimento para debater o tema na Tribuna Livre, falou sobre a necessidade de levar mais informações à sociedade. “Uma pessoa pode doar mais de 10 órgãos. Parabenizo pelo depoimento e pela prova viva de que vale a pena doar em favor de outra vida, porque nossa vida continua”, afirmou.

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) lembrou que sua mãe era renal crônica e recebeu a doação do rim do irmão da vereadora e viveu durante 17 anos com o órgão transplantado. “A gente entende que é muito importante essa conscientização, se não houver, não haverá doação e gerará mais sofrimentos dentro de um serviço de saúde que já é caótico”, disse, ao citar o projeto de sua autoria para a criação do Mês de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos.

O presidente interino da Casa, Fabiano Oliveira (PP), também destacou a história de seu padrinho, que fazia hemodiálise e contava com o apoio de toda a família durante o tratamento. “Só sabe quem passa, por isso, conte com a gente. Precisamos fazer essa corrente para estarmos juntos nessa luta”, declarou.