Sonia Meire participa de ato contra PL que criminaliza aborto legal
por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
18/06/2024 11h43,
última modificação
04/11/2024 17h20
No último sábado (16), a vereadora Sonia Meire (Psol) participou de ato na região central de Aracaju contra o PL 1904/24, da Câmara Federal, chamado de PL Antiaborto pela extrema direita, que equipara a homicídio a interrupção da gravidez a partir de 22 semanas. A manifestação contou com diversas mulheres e também homens que caminharam pelo calçadão da João Pessoa mostrando sua insatisfação com essa atrocidade.
“Diversas mulheres em todo país se manifestaram nas ruas e continuam se manifestando contra esse PL. E isso não é uma questão de defesa partidária, mas é da vida das nossas crianças, adolescentes e das mulheres, que, ao passarem por uma situação de estupro, de violência, serão mais uma vez violentadas, se elas forem impedidas de realizar o aborto legal. Não se trata de discutir quem é contra ou ao favor do aborto, mas o direito constitucional de mulheres, crianças e adolescentes, quando em situação de violência sexual realizarem o aborto”, disse Sonia Meire.
Esse PL é um retrocesso, determinando semanas para a realização do procedimento garantindo pela Constituição Federal. “Muitas mulheres realizam após a 22ª semana, porque muitas vezes não é possível identificar, porque o sistema de saúde é falho, porque o sistema de justiça também é falho e porque há todo um preconceito e uma situação que acaba por criminalizar e abafar os casos de estupro, inclusive em casos também de gravidez com feto anecéfalo”, completou a vereadora.
Além da capital sergipana, em várias outras cidades brasileiras, as mulheres estiveram nas ruas para derrubar esse Projeto de Lei. O mote principal de toda a manifestação é que ‘Criança Não é Mãe’ e ‘Estuprador Não é Pai’. A luta contra essa e outras atrocidades realizadas pela extrema direita no país continuarão sendo combatidas pela mandata da vereadora Sonia Meire.