Sonia Meire destaca a importância de proteger as crianças e adolescentes
por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
04/11/2024 17h11,
última modificação
04/11/2024 17h20
A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju para tratar de um assunto muito sério e muito caro para toda a sociedade, que é a proteção de crianças e adolescentes. A parlamentar tem diversas iniciativas na área da infância e da adolescência como replicar a campanha nacional do ‘Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes’, não só em maio, mas o ano inteiro, além de participar do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contras Crianças e Adolescentes, e propor projetos em prol da proteção desses seres em formação na Câmara Municipal de Aracaju.
“Não é a primeira vez que nós tratamos desse assunto, inclusive fazemos uma campanha o ano inteiro em combate para o fim das violências contra crianças e adolescentes. Uma das piores violências que pode acontecer com eles é a violência sexual, que ocorre na sua maior parte dentro das suas próprias casas, ou por amigos, vizinhos e pessoas próximas”, destacou a vereadora.
Em agosto, foi divulgado pelo UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública uma pesquisa que alerta que mais de 15 mil crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta no Brasil nos últimos três anos. No mesmo período, 165 mil meninas e meninos, de até 19 anos, foram vítimas de violência sexual no país. Todos esses dados estão na segunda edição do relatório ‘Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes’.
“Só em 2024, nós tivemos 73 mil violações de crianças e adolescentes. Em 2023 tivemos um aumento de 24% de aumento de crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual. É inadmissível que nós, a sociedade, não pare para refletir sobre a gravidade disso. E nós precisamos também analisar quais são os programas e a defesa que candidatas e candidatos fazem para defender a vida das nossas crianças e adolescentes. Tem que existir um compromisso na efetivação de políticas públicas nessa e em todas as outras áreas”, disse Sonia Meire.
A vereadora Sonia Meire destacou ainda que é necessário que essa questão seja debatida dentro das escolas. Inclusive, a parlamentar aprovou na Câmara Municipal de Aracaju uma lei para criar um canal de denúncia dentro do âmbito escolar, e vem cobrando ao secretário municipal de educação a sua implementação.
“Nós precisamos de políticas públicas porque segundo a pesquisa o que favorece o aumento da violência é a profunda desigualdade econômica do nosso país. São as pessoas mais pobres, que não tem acesso a moradia digna, famílias que não podem nem colocar seus filhos e filhas dentro de uma casa, que a mãe é responsável por tudo. Então, a desigualdade é maior causa da violência contra crianças e adolescentes. Por isso precisamos defender também moradia digna, saneamento básico, acesso a educação, segurança alimentar e nutricional, esporte e lazer, mobilidade urbana, e o direito de ir e vir com segurança na nossa cidade. Por isso eu quero repudiar a todos os governos que não tem priorizado a criança e qualquer candidatura que não priorize crianças e adolescentes. Nós não podemos ter um país democrático, com autonomia e soberania se não cuidarmos de crianças e adolescentes”, finalizou a vereadora Sonia Meire.
A parlamentar, como candidata à reeleição, dando continuidade as suas ações em defesa dos direitos da infância e da adolescência, assinou a publicação da UNICEF que criou uma agenda para as eleições municipais de 2024, com cinco prioridades que podem ajudar a construir cidades melhores para cada criança e cada adolescente. Sonia Meire se compromete ,assim, mais uma vez, trabalhar por uma Aracaju melhor que proteja e respeite os direitos desses seres em formação.