Sistema de monitoramento eletrônico em escolas municipais será obrigatório

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/11/2017 13h10, última modificação 17/11/2017 13h39
Sistema de monitoramento eletrônico em escolas municipais será obrigatório

César de Oliveira

Preocupado com os altos índices de violência dentro das escolas da rede pública municipal de ensino de Aracaju e com os dados do mapa da violência apontando Sergipe como o estado mais violento do país, o vereador Seu Marcos (PHS) conseguiu que a Câmara de Vereadores aprovasse o Projeto de Lei nº 173/2017,  de sua autoria, que obriga ao município a instalar câmeras de segurança nas dependências de todas as escolas públicas da cidade.

Para Seu Marcos, a implantação da medida trará alguns benefícios na repressão e prevenção de crimes dentro dos ambientes escolares, já que o Brasil lidera o ranking de violência dentro das escolas. “O projeto foi pensado após saber dos dados da pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que ouviu com mais de 100 mil professores, diretores de escolas e profissonais da área. A pesquisa global afirma  que o Brasil é o mais violento do mundo no neste quesito", destacou.

Outro fator que também levou o parlamentar a apresentar o projeto no legislativo municipal, foi o resultado do mapa da violência no Brasil, apresentado recentemente pela Secretaria  Estadual de Segurança Publica. O mapa apresentou Sergipe como o estado mais violento da federação. “É preocupante o crescimento de crimes em terras sergipanas. E quem mais morre? Lógico que são os pobres que moram na periferias das cidades. Sem falar, que toda hora é noticiado um aluno morto, um professor morto ou espancado. Muitos são ameaçados de morte. Precisamos fazer alguma coisa para inibir a ação dos bandidos nas escolas. Espero que este sistema ajude, pelo menos, a inibir esses marginais. Chega de violência. Os aracajuanos querem paz”, afirmou.