Síndrome de down é tema de audiência pública

por Álvaro Müller, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/03/2018 16h55, última modificação 16/03/2018 17h02
Síndrome de down é tema de audiência pública

Foto: Assessoria do parlamentar

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) abre o Plenário no próximo dia 21, a partir das 14 horas, para uma audiência pública alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa é do deputado estadual Georgio Passos (PTC) em parceria com o vereador de Aracaju Lucas Aribé (PSB).

Os palestrantes serão os promotores de justiça Ana Galgane e Rogério Ferreira da Silva; a procuradora do Estado de Sergipe, Rita de Cássia Matheus do Santos Silva; e a fotógrafa paulista Sandra Reis, idealizadora do projeto Galera do Click, que capacita pessoas com síndrome de down para o mercado de trabalho. 

O objetivo do evento é destacar o papel da família na caminhada dos cidadãos com síndrome de down e discutir como, ao conquistarem seus espaços, essas pessoas podem contribuir com a comunidade e serem felizes. "Queremos fazer uma reflexão sobre o direito destas pessoas que merecem a atenção especial da sociedade, afinal, eles não querem favor, mas sim que as oportunidades sejam dadas e sem discriminação. Por isso, abraçamos esta sugestão do vereador Lucas", diz o deputado Georgeo Passos. 

Para garantir que cada vivência abordada na Audiência seja acessível a todos os convidados, serão utilizados durante o evento recursos facilitadores da comunicação, a exemplo da audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais – Libras. “É importante contar com a presença da população, pois todos juntos, a partir das experiências pessoais, possam enriquecer a abordagem temática programada e somar esforços para o fortalecimento coletivo da cidadania”, afirma Lucas Aribé.