Sindicato vai à Câmara em defesa do Banese e da Lei dos 15 minutos

por Abrahão Crispim — publicado 02/04/2019 13h07, última modificação 02/04/2019 13h07
Sindicato vai à Câmara em defesa do Banese e da Lei dos 15 minutos

Foto: César de Oliveira

Um requerimento do vereador Américo de Deus (Rede) levou à Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 2, a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEBB/SE), Ivânia Pereira. Durante 15 minutos, ela detalhou para os parlamentares questões que envolvem os bancários, sobretudo a campanha pelo cumprimento da Lei dos 15 Minutos, que o sindicato coloca em prática junto à população, e a disposição do Sindicato para evitar uma possível privatização do Banco Estado de Sergipe (Banese). Os demais diretores acompanharam a explanação das galerias da CMA.

Ivânia destacou que os bancários precisam cada vez mais refletir sobre o desmonte dos bancos e empresas públicas. "O universo bancário tem sofrido todas as consequências do desmantelo dos bancos públicos. Paradoxalmente, os banqueiros e as corporações bancárias têm lucrado no Brasil, especialmente nessa crise. Os bancários e os trabalhadores são atingidos com esses arrochos que os banqueiros impõem, visando cada vez mais o aumento dos seus lucros. É preciso mudar este cenário".

Sobre o Banese, a presidente destacou que a venda do banco não passa de especulação. “Não podemos negar que existe um contexto neste momento. Há uma guerra entre bancos no sentido de fusões e aquisições. E foi com base neste contexto que o Banese foi citado. O ABN Real está sendo disputado. Então, tem um cenário acontecendo. Mas quanto ao Banese, isso não pode acontecer. Estaremos com toda a nossa energia na defesa do banco. Não iremos permitir a venda".

Outro problema abordado por Ivânia foi com relação à fila nos bancos, pois pelo que é constatado, a lei dos 15 minutos também não é respeitada em boa parte dos estabelecimentos bancários. “É necessária urgentemente à contratação de novos funcionários pelos bancos, para suprir pelo menos o déficit de caixas. São vários guichês vazios penalizando assim os clientes bancários”.

Vereadores

Em aparte, o vereador Américo de Deus (Rede) parabenizou o Sindicato pela luta e se mostrou solidário a luta da categoria. “Quero parabenizar à senhora Ivânia Pereira pela grande diretoria que faz o sindicato e pela força de vocês por lutar por esses funcionários e pelo povo ainda mais neste tempo de sucateamento do serviço público que enfrentamos no governo Bolsonaro”.

Falando de bancos públicos e citando o caso do Banco Estado de Sergipe (Banese) os vereadores Isac Silveira (PCdoB), Seu Marcos (PHS) e Camilo Lula (PT) disseram que é necessário que o sindicato intervenha. “Quero apenas deixar minha contribuição com a luta de vocês. A gente tem realmente que lamentar esse desmanche que está ocorrendo a nível nacional, pois são essas práticas políticas que nos deixam preocupados, pois afetam a vida do social e privatizando a gente sabe que isto piora para o cidadão”, ressaltou Camilo.

O vereador Elber Batalha (PSB) também lembrou a importância de se manter os bancos públicos. “Os bancos privados não permitem esta função social que Ivânia citou, são eles que ajudam a uma grande parcela da população. Os bancos privados não desempenham esta função e independente de qualquer crise eles continuam a lucrar”.