Sheyla Galba denuncia falta de medicamentos para tratamento de linfoma e carcinoma no Hospital João Alves

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/03/2021 15h04, última modificação 02/03/2021 15h04

Foto: Agência CMA

Em discurso durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 2, a vereadora Sheyla Galba (Cidadania) denunciou mais uma vez a falta, no Hospital João Alves Filho, dos medicamentos Bleomicina e Dacarbazina, utilizados na quimioterapia de pacientes com linfoma e carcinoma.
“O tratamento é imprescindível para estas pessoas terem uma sobrevida com mais qualidade e dignidade. O câncer não espera. Por isso, buscamos o diálogo com o Hospital João Alves Filho e recebemos a informação de que a Secretaria do Estado de Saúde (SES) havia sido notificada com antecedência sobre os medicamentos”, destacou a vereadora.
Sheyla ainda destaca que, de acordo com nota enviada pela secretaria à imprensa, a falta dos medicamentos ocorreu por conta da pandemia, pois algumas empresas atrasaram a entrega de medicamentos e insumos em virtude da logística de distribuição em meio à crise do novo coronavírus, bem como a falta de matéria-prima para fabricação de alguns medicamentos.
“O que me causa estranheza é que na mesma nota a SES afirma que está fazendo uma força-tarefa para agilizar o processo de compra dos dois medicamentos oncológicos e regularizar o abastecimento para que não haja danos maiores aos pacientes. Porém, se o atraso foi por conta das situações expostas anteriormente, como isso vai funcionar. São duas respostas que deixam as pessoas sem entender. Enquanto isso, os pacientes estão precisando muito dos medicamentos”, enfatizou a parlamentar.
Outros temas
Ainda no pronunciamento, a vereadora Sheyla Galba solicitou que a PMA, por meio da SMTT, organize o trânsito nas feiras livres, a exemplo da Aruana, Castelo Branco e Santa Maria, para garantir a melhoria da mobilidade urbana nas localidades. Por fim, a parlamentar reforçou que o seu mandato está à disposição para ajudar a resolver a questão do transporte público, que vem enfrentando greve dos rodoviários.