Sheyla Galba cobra da Prefeitura contratualização da Unidade Materno Infantil e mais estrutura nas UBS

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 08/06/2021 15h49, última modificação 08/06/2021 15h49

Foto: Assessoria de Imprensa

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) levou à Sessão da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira, 08, a reclamação dos usuários da Unidade Básica de Saúde Max de Carvalho, no bairro Ponto Novo, da superlotação enfrentada no local enquanto aguardam a vacinação. Ainda no discurso, a vereadora também cobrou empenho da Prefeitura de Aracaju para a contratualização da Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário.

Sheyla Galba relatou a visita que realizou, junto com a presidente da Associação Mulheres de Peito, ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe – HU/UFS para conhecer a estrutura. “O nome é Unidade Materno Infantil, mas estamos chamando de Centro da Mulher. Teremos lá ginecologia, mastologia, cirurgias de câncer de mama e ginecológica, UTI adulta, pediátrica e neonatal. A expectativa é que sejam feitos mais de 300 partos mensais”, detalhou.

A vereadora pediu a união dos parlamentares na busca do diálogo com a Secretaria de Saúde para mostrar a importância da maternidade começar a funcionar. “Para isso, é necessário que seja feita a contratualização do serviço, que vai garantir a convocação dos profissionais aprovados no concurso da Ebserh. A gente sabe que Aracaju contará com uma maternidade municipal, no bairro 17 de Março, só que não vai comportar a demanda”, salientou.

A parlamentar ressaltou ainda a necessidade de cerca de R$ 20 milhões para equipar a unidade. “Precisamos de leitos de UTI e temos uma maternidade pronta. Por isso estou fazendo uma força-tarefa para conversar com os parlamentares federais para que viabilizem estes recursos. Caberá ao Município apenas contratualizar o serviço”, enfatizou.

Lotação em UBS

Ao falar sobre os vídeos recebidos no último final de semana que mostrando a superlotação na Unidade de Saúde Max de Carvalho, Sheyla Galba reforçou a necessidade de estruturar melhor as unidades. “A gente vem falando diariamente a respeito da necessidade da colocação de toldos nas UBS para acolher melhor a população que busca atendimento, em sua maioria idosos. É inadmissível que os cidadãos enfrentem esta falta de organização, que causa aglomerações, enquanto estamos com as UTIs lotadas”, frisou.