Seu Marcos reivindica o retorno da linha de ônibus 607 à SMTT

por Marta Costa, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 27/09/2018 13h38, última modificação 27/09/2018 13h38
Seu Marcos reivindica o retorno da linha de ônibus 607 à SMTT

Foto: Assessoria do parlamentar

Desde o último dia 24, os moradores das comunidades Santos Dumont, Coqueiral Ponta da Asa , Porto Dantas e Japãozinho, Zona Norte da Capital, estão sofrendo com a falta do transporte coletivo. Segundo vereador Seu Marcos (PHS), que participou de protesto e conversou com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), na tarde desta quarta-feira, 26, o sindicato das empresas de ônibus decidiu suspender a linha 607 devido o alto índice de violência da localidade.

Segundo os moradores, a alegação do Sindicato das empresas é que não há segurança no trajeto e sucessivos assaltos e roubos teriam sido o motivo da retirada da linha, o que gerou revolta nas comunidades que dependem exclusivamente do transporte público. "O Setransp e o Sindicato do Rodoviários alegam o alto índice de violência e que usuários estariam pulando a catraca para não pagar passagem, além disso, motoristas e cobradores estariam sendo ameaçados por bandidos, mas o povo não pode pagar por um problema de Estado, que é a segurança pública", explicou o vereador.

Ainda na tentativa de resolver o impasse, Seu Marcos procurou o órgão e foi recebido pelo diretor de transporte da SMTT, que esclareceu a problemática. "O gestor Augusto afirmou que teve uma reunião na SMTT com o Sindicato e a Guarda Municipal. Mas não houve ainda um entendimento. A guarda se comprometeu em fazer rondas em pontos estratégicos, mas as empresas não aceitam a proposta. Volto a dizer a população não pode sair prejudicada. São famílias inteiras que dependem da linha para trabalhar, estudar e resolver os problemas do dia-a-dia. Um absurdo e descaso total com os aracajuanos", alertou.

Luta por um transporte de qualidade

O vereador Seu Marcos desde que assumiu o mandato como vereador de Aracaju, o transporte coletivo tem sido uma preocupação recorrente para o parlamentar. É dele a lei que obriga a redução da passagem em 50% aos domingos e a ampliação da gratuidade para idosos de 60 anos no transporte coletivo de Aracaju. As leis foram aprovadas e está na justiça a pedido do Sindicato das Empresas de ônibus da Bahia, que recorreu pata impedir que os aracajuanos tenham o benefício.