Seu Marcos reconhece empenho dos profissionais de saúde no combate à Covid-19

por Marta Costa, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 12/05/2020 16h24, última modificação 12/05/2020 16h24
Seu Marcos reconhece empenho dos profissionais de saúde no combate à Covid-19

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PDT) reconheceu e parabenizou na tarde dessa segunda-feira, 11, durante uma videoconferência com a secretária da Saúde, Waneska Barbosa, o empenho dos profissionais de saúde do município no enfrentamento à Covid-19. Na oportunidade, o parlamentar fez questionamentos sobre a realização de cirurgias eletivas e as ações de prevenção que visam à saúde dos profissionais.

Ao parabenizar os decretos do prefeito Edvaldo Nogueira e o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, Seu Marcos ressaltou que as ações de combate à pandemia têm se mostrado eficientes. “Tenho acompanhado a evolução do novo coronavírus em todo o país. O decreto 13.777 de 18 de março de 2020 da Prefeitura de Aracaju foi assertivo. As ações iniciais foram cruciais para não ocupação total dos leitos. Aracaju poderia estar em situação muito pior, mas graças às equipes técnicas e o prefeito Edvaldo Nogueira ainda estamos no controle”, disse o vereador.

Seu Marcos também mostrou preocupação com a realização das cirurgias de baixa complexidade e a proteção da saúde dos profissionais da linha de frente. “A secretária Waneska Barbosa afirmou que as cirurgias eletivas de urgência devem ser realizadas. Embora o foco no momento seja o Covid-19, as outras doenças não estão sendo descartadas. Sobre o profissional de saúde que testar positivo para o vírus, a gestora explicou que o protocolo de segurança da OMS está sendo seguido”, pontuou o legislador.

Na videoconferência, o vereador questionou também sobre o fluxo dos exames. “Continuam sendo realizados, porém em menor número e seguindo o mesmo protocolo das cirurgias eletivas, por questão de urgência”, explicou a secretária.