Seu Marcos recebe relatório do Coren sobre o HUSE
Nos dia 22, 23 e 27 de março deste ano, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), realizou uma inspeção no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), para mapear as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da categoria no maior hospital público do estado. A ação foi detalhada em um relatório que foi entregue pelo conselho ao vereador Seu Marcos (PHS), que apresentou os dados na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Monitor quebrado, desfibrilador descarregado, por problemas na tomada, falta de leitos, uso indevido das macas, super lotação, demora na realização das cirurgias e quadro funcional defasado. Esses foram os principais problemas encontrados pelo Coren no HUSE. Os dados levantados apontam falhas desde o setor de Classificação de Risco até a Ala Vermelha. Destaque também para o setor de traumas denominado Verde Trauma. De acordo com os enfermeiros, uma pessoa que precisa de uma cirurgia passa no mínimo 30 dias esperando pela intervenção. Um fila que cresce diariamente.
Presidente da Comissão de Saúde da CMA, o vereador Seu Marcos, detalhou o relatório e falou sobre o descaso que o único hospital público de urgência do estado tem enfrentado. “Sabemos das dificuldades que os hospitais em Sergipe estão passando. Mas é preciso atenção com o HUSE. A superlotação e a espera por cirurgias não é novidade para esta casa”, afirmou.
Seu Marcos sugeriu a criação de uma comissão para fiscalizar o hospital, e antecipou que vai enviar a análise para a comissão de saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE) e ao secretário estadual da saúde para que providências sejam tomadas.