Seu Marcos participa da assinatura da lei que cria o Abril Marrom em Aracaju

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/07/2019 11h54, última modificação 11/07/2019 11h54
Seu Marcos participa da assinatura da lei que cria o Abril Marrom em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Mais uma lei sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira de autoria do vereador Seu Marcos (PHS). Desta vez, a Lei n° 5.225/2019, que cria a campanha oficial de prevenção de doenças relacionadas à cegueira, o “Abril Marrom”. A sanção ocorreu nessa terça-feira, 10.

 A ideia é conscientizar a população sobre a prevenção da cegueira e da importância da saúde ocular, já que as doenças relacionadas à visão são silenciosas. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que só no Brasil, existe cerca de 1,2 milhões de pessoas cegas, um dado preocupante, já que o CBO considera que 60% das doenças oculares que causam a cegueira são tratáveis.

Com a nova legislação, o Poder Público, a iniciativa privada e entidades civis deverão, conjuntamente, deverão desenvolver campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas sobre as doenças relacionadas com o tema.

“Gostaria de agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira em também sancionar a lei. Durante minhas andanças pelos bairros e unidades de Saúde tenho percebido que a prevenção ainda é uma alternativa eficaz. O Abril Marrom vai alertar a população que a saúde ocular é coisa séria e merece cuidados”, afirmou o parlamentar.