Seu Marcos parabeniza Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemia pelo seu dia

por Marta Costa, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 04/10/2018 16h01, última modificação 04/10/2018 16h01

Foto: Gilton Rosas

Em comemoração ao dia de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), que acontece no dia 4 de outubro, o vereador Seu Marcos (PHS) destacou no Legislativo Municipal na manhã de hoje, a importância da data e do trabalho realizado por essas duas categorias, enfatizando o papel das atividades desempenhadas por eles dentro das comunidades.

Chamado por Seu Marcos de 'bravos guerreiros', vereador destacou a atuação preventiva dos profissionais nos bairros da capital. "Não poderia deixar de prestar essa singela homenagem a esses guerreiros defensores da Saúde das famílias carentes de Aracaju. Que faça chuva, que faça sol, estes trabalhadores estão no dia-a-dia, nas casas zelando a vida da população aracajuana. Uma ação preventiva e de extremo cuidado direto da vida do cidadão", destacou.

Vale ressaltar que Seu Marcos também é agente de Saúde Pública e desde que iniciou seu mandato como vereador eleito tem defendido melhorias para as categorias. É dele o Projeto de Lei Nº 257/2017, que estabelece que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) repasse aos ACS e aos ACE o incentivo adicional financeiro, correspondente a um salário mínimo, aprovado em 2015, através da portaria do Ministério da Saúde. "Este incentivo é um direito. Foi aprovado e não onera o governo municipal, já que a verba federal já vem destinada, falta apenas regulamentar. Estamos trabalhando para a aprovação do projeto que está na pauta de reivindicações dos agentes”, concluiu.

Além do PL, Seu Marcos defende o fortalecimento da classe. “Precisamos ocupar mais os espaços públicos e cobrar dos nossos representantes melhores condições de trabalho. Precisamos unir forças. Não é só os agentes que sofrem com o caos na saúde, a população é a principal vítima, porque não tem qualidade nos nossos atendimentos por falta de estrutura nos órgãos. Me coloco sempre à disposição não só dos agentes, mas de todos' , alertou.